Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira

Sofrer como um cão por certos burros

A proposta da Peta para melhorar a vida dos animais piorou a minha

Quando se soube que a Peta, a associação internacional de defesa dos direitos dos animais, tinha uma proposta para melhorar a vida dos animais, fiquei curioso.

Gosto muito de animais e me interessa diminuir o seu sofrimento. Depois tomei conhecimento do teor da proposta e constatei, com alguma irritação, que ela não só não diminui o sofrimento dos animais como aumenta o meu.

A ideia da Peta é substituir algumas expressões por outras. Por exemplo, "kill two birds with one stone", ou seja, "matar dois pássaros com uma pedra", passa a ser "feed two birds with one scone", isto é, "alimentar dois pássaros com um bolinho". Em Portugal nós dizemos "matar dois coelhos com uma cajadada".

Eu já usei essa expressão várias vezes, embora nunca tenha matado um coelho nem tenha alguma vez sido proprietário de um cajado. Mas a Peta está convencida de que as pessoas, à força de repetirem essas expressões, possam achar boa ideia levá-las à prática.

Ilustração
Luiza Pannunzio/Folhapress

Acontece que a nova expressão também coloca problemas. O primeiro é que não significa o mesmo. Matar dois pássaros com uma pedra requer habilidade. Alimentar dois pássaros com um bolinho não é proeza nenhuma.

Em princípio, um bolinho alimenta vários pássaros.

O segundo problema é que o bolinho também mata. O colesterol das aves não é brincadeira. Mesmo a dividir por dois, um bolinho tem demasiado açúcar e gordura para o organismo dos pássaros.

Outra sugestão da Peta é substituir a expressão "pegar o touro pelos cornos" pela mais decente "pegar a flor pelos espinhos". Mais uma vez, o problema é que a primeira expressão pretende exprimir coragem, e a segunda exprime apenas masoquismo bobo.

"Eis uma mulher que pega o touro pelos cornos" designa uma pessoa determinada que queremos ter na nossa empresa (muito embora ela, provavelmente, nunca tenha participado numa tourada).

Por outro lado, ao dizer que "o Fernando é uma pessoa que pega a flor pelos espinhos", estamos a definir o Fernando como um idiota que toma decisões questionáveis.

Há atualmente uma inclinação para a literalidade que faz com que certas pessoas não entendam que, quando você está num bate-papo com um puxa-saco, ninguém está batendo nem puxando nada.

E não há saco para os que nem sequer entendem que não há saco nenhum. Sacou?

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.