Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira

Um desenho beijou outro desenho

Há garotos que, imitando o Super-Homem, se atiram da janela e morrem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cuidado, crianças! Um desenho beijou outro desenho. Abriguem-se! Eu vi e temi pela saúde dos meninos e das meninas. Era chocante: alguns segmentos de reta e um conjunto de linhas curvas beijavam outro grupo de segmentos de reta e linhas curvas. Uma indecência geométrica.

Estava num livro dos Vingadores e as crianças podiam lê-lo e depois tentar imitar os seus heróis. Já tem havido garotos que, tentando imitar o Super-Homem, se atiram da janela e morrem. Mas ninguém tentou proibir os livros do Super-Homem (ou as janelas). Quando dois desenhos se beijam é mais grave. O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, percebeu bem o que estava em causa e mandou retirar o livro da Bienal.

Prefeitos de cidades que têm problemas graves talvez não possam perder tempo e meios enviando funcionários com a missão de capturar perigosos livros de quadrinhos, mas no Rio de Janeiro a vida é tão tranquila que é possível atacar questões como essa.

Coluna Ricardo Araujo Pereira 15/09
Luiza Pannunzio

Claro que há sempre gente que grita censura e lembra a existência de uma coisa chamada, se não me engano, “lei”. Mas normalmente são pessoas sem credibilidade nem conhecimento das matérias 
jurídicas, como juízes do Supremo Tribunal.

Crivella explicou que não se tratava de censura, mas de um exame oficial de uma obra e seu posterior confisco. Nada a ver com censura. E depois bebeu um pouco de líquido que não era água, mas sim uma substância transparente, incolor, insípida e inodora cuja fórmula química é H2O.

É urgente evitar que a garotada leia os Vingadores e comece a ler livros apropriados à sua idade e que defendam os valores da família —como a Bíblia.

Histórias edificantes como a de Gênesis, capítulo 19, versículo 31, em que as filhas de Ló o embebedam, se deitam com ele e engravidam do próprio pai. Ou o também célebre episódio do primeiro livro de Samuel, capítulo 18, versículo 25, em que Saul exige a Davi cem prepúcios de filisteus como dote para casar com a sua filha, e depois Davi vai para a guerra e recolhe 200 prepúcios de filisteus, ganhando com distinção o direito a ser genro do rei.

Essas sim são histórias que as crianças devem ler em livros de quadrinhos. Em nome da moral e de tudo quanto há de mais decente, alguém que desenhe 200 prepúcios e mostre a uma criança. Por favor.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.