Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira
Descrição de chapéu

Fisioterapia política

Tenho acompanhado os argumentos dos apoiadores de Trump para o injustificável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sabemos que o mundo está em boas mãos quando o debate político reproduz, talvez com um pouco menos de sofisticação, as conversas sobre futebol. Falta na nossa área? Não me pareceu. Falta na grande área deles? Pênalti! Por exemplo: Hillary Clinton usou o email errado para as suas comunicações. Pênalti! Trump pediu a uma potência estrangeira para investigar um adversário político. Não me parece que haja infração.

Ilustração da Hillary Clinton e Donald Trump em linhas pretas. Ela está andando para um lado sorrindo e ele para o outro com uma expressão séria
Publicada neste domingo, 6 de outubro de 2019 - Luiza Pannunzio/Folhapress

O futuro é dos fisioterapeutas. O contorcionismo necessário para defender uma coisa e o seu inverso tem de gerar hérnias muito dolorosas na coluna. Como gosto muito de ver a imaginação humana em ação, tenho acompanhado com interesse os argumentos dos apoiadores de Trump para justificar o injustificável. Terei todo o gosto, aliás, em avançar com alguns argumentos que eu próprio inventei para ajudar o presidente dos Estados Unidos a evitar a destituição.

Peço ao leitor que mantenha presente o seguinte pensamento, que define o espírito dos nossos dias —o que vai ler a seguir é sátira hoje, mas muito provavelmente será realidade amanhã.

O caso em que Trump é alvo de algumas das mais graves acusações que já foram feitas a um presidente americano revela, sem margem para dúvidas, a dimensão de grande estadista do líder dos EUA.

Trump terá usado o poder do seu cargo para solicitar a intervenção de uma potência estrangeira nas próximas eleições americanas. Ou seja, fica desmentido que Trump resiste à entrada de estrangeiros nos Estados Unidos —não só os acolhe como deseja que eles participem ativamente na vida política da América. É um exemplo muito refrescante de concessão de cidadania plena a naturais de outros países.

A melhor defesa de Trump é enviar ao Congresso a declaração que todos os homens fazem quando são apanhados por causa de atos que foram levados a cometer por meio do telefone: “Querida, isto não é o que parece”. Só por muita má vontade o Congresso não aceitará essa justificativa sincera. Sobretudo se, a seguir, Trump oferecer um anel ao Congresso, para encerrar o assunto.

Trump talvez tenha feito coisas ilegais, mas pelo telefone da Sala Oval, que é o canal certo. Hillary Clinton pode não ter feito nada ilegal, mas se comunicou pelo seu email pessoal, que é o canal errado. Vamos concordar em dizer que se trata de um empate e não se fala mais nisso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.