Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira
Descrição de chapéu

Odiar como Jesus odiou

Pai nosso que estais no céu vendo Netflix

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Havia aquela música, cantada por um padre: “Um dia uma criança me parou, olhou-me nos meus olhos a sorrir, caneta e papel na sua mão, tarefa escolar para cumprir. E perguntou no meio de um sorriso o que é preciso para ser feliz”. A canção é perturbadora por várias razões. 

Primeiro, a criança é muito corajosa. Aborda um padre e olha-o nos olhos a sorrir. É brincar com o fogo. Segundo, a incumbência de tentar descobrir o que é preciso para ser feliz parece uma tarefa 
escolar determinada por um professor deprimido. 

Terceiro, mesmo tratando-se de uma criança, é inverossímil que alguém procure apurar o segredo da felicidade junto de um celibatário. Quarto, a resposta do padre sobre o exemplo de Jesus deve surpreender boa parte dos seguidores de Jesus. 

Não inclui os conselhos “assinar petições a exigir a retirada de programas como Jesus assinou”, ou “lançar coquetéis molotov como Jesus lançou”.

Recorte de uma cena feita em linhas pretas. Uma pessoa com uma camiseta estampada, na qual lê-se "fé", está arremessando um coquetel molotov. Há um outro homem atrás dele que
Publicada neste domingo, 29 de dezembro de 2019 - Luiza Pannunzio/Folhapress

Tenho constatado, aliás, que os mais fervorosos defensores de Jesus, ao que parece, não conhecem Jesus. Às vezes, a ignorância é uma condição necessária para o amor. Essa é, precisamente, a razão da minha baixa autoestima: quanto mais me conheço, menos me amo.

Mas Jesus é, ao que me dizem, ligeiramente mais admirável do que eu, e por isso os que dizem amá-lo ganhariam em conhecê-lo.

No entanto, não parecem ter esse interesse. Por exemplo, é frequente ouvirmos cristãos a dizer que não se pode ofender a fé dos outros. O papa disse exatamente isso na sequência dos atentados ao Charlie Hebdo.

No Brasil, acredita-se que quem ofende a fé dos outros deve ser convocado a uma CPI. Curiosamente, porém, Jesus ofendia a fé dos outros. Em várias ocasiões, os fariseus ficaram mesmo muito ofendidos com ele —tanto que o convocaram para uma espécie de CPI. E creio que todos sabemos como esse processo acabou.

Alguns cristãos, no entanto, seguem outro catecismo —e suponho que rezem de outra maneira. “Pai nosso que estais no céu vendo Netflix, perdoai as nossas ofensas assim como nós não perdoamos a quem nos tem ofendido, e tanto assim é que desejamos puni-los, seja pela via judicial, seja por meio de ataques terroristas. Amém.”

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.