Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira
Descrição de chapéu

Regina Duarte é um cavalo de Troia dos comunistas para dominar o país

Em 1917, os bolcheviques fizeram o mesmo: apanharam a porta da Secretaria da Cultura aberta, instalaram-se e demitiram três pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Veja só como são as coisas. No final de fevereiro, Regina Duarte ainda era uma conservadora de sempre, opositora de Lula e apoiadora de Bolsonaro. Uma semana depois, ela é comunista. Creio que se trata de uma transformação inédita na história da ciência política. Foi uma questão de minutos.

Tal como acontece quando alguém cora, também Regina Duarte ficou subitamente vermelha. E ela não precisou propor a propriedade coletiva dos meios de produção nem a destruição do capitalismo. Bastou demitir duas ou três pessoas.

Ilustração de Regina Duarte prestando continência em linhas pretas. Ela está com o cabelo preso e vestindo terno branco, vestido preto com bolinhas brancas, colar com crucifixo, óculos de armação grossa, brincos pequenos e pulseiras. Atrás dela, a viúva Porcina está com a mão em seu ombro e foi representada com cores. Ela está com vestido vermelho, turbante vermelho e amarelo, maquiagem colorida, unhas pintadas e anéis.
Luiza Pannunzio/Folhapress

Na verdade, ela só finge apoiar Bolsonaro. É um cavalo de Troia dos comunistas para dominar o país. Porque os comunistas não brincam. Como o objetivo é derrubar o governo, eles se infiltram bem no centro nevrálgico do poder: a Secretaria Especial da Cultura.

Foi sempre assim, e é por isso que os mais espertos e versados em história não se deixam enganar pela tática.

Em 1959, Fidel Castro e o seu grupo de revolucionários desceram a Serra Maestra, dirigiram-se a Havana, infiltraram-se na Secretaria da Cultura, demitiram três pessoas e, em menos de nada, tinham Cuba na mão. Antes, em 1917, os bolcheviques tinham feito o mesmo. Igualzinho: apanharam a porta da Secretaria da Cultura aberta, instalaram-se e demitiram três pessoas. Nascia a União Soviética.

Muitos anos depois, Regina Duarte procura fazer o mesmo a partir do posto de comando da poderosa Secretaria da Cultura, influentíssima e tradicionalmente apetrechada com um orçamento suntuoso.

Primeiro, será talvez organizado um festival de cinema revolucionário. Depois, uns dois ou três espetáculos de balé subversivo. Logo a seguir, o povo é convidado a frequentar peças de teatro vanguardistas e, quando dá por si, vive num regime comunista.

Depois de Roberto Alvim, admirador de Goebbels, a secretaria é agora dirigida pela comunista Regina Duarte, o que indica que Bolsonaro tem um rumo bem claro para a Cultura.

Talvez tenha sido precipitado demitir o secretário anterior. Roberto Alvim e Regina Duarte poderiam ter assinado um Pacto Molotov-Ribbentrop cultural, neutralizando-se mutuamente e criando condições para que o Brasil produzisse finalmente a arte que todos merecemos, e pela qual aguardamos com ansiedade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.