Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira

Tudo tem se assemelhado a contos de fadas contados por um bêbado

EUA elegeram um senhor laranja e um chinês fez um churrasco de pangolim e a civilização acabou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos aspectos mais intrigantes (e sistematicamente ignorados) da história do cavalo de Troia é uma questão de arquitetura urbanística.

Sim, é muito inteligente da parte dos gregos esconderem parte do exército dentro de um cavalo de madeira que deixam à porta das muralhas de Troia enquanto a outra parte do exército finge abandonar a guerra, de barco. E é muito astucioso que os guerreiros escondidos no cavalo esperem pela noite para sair, abrir as portas ao resto das tropas e atacar a cidade adormecida.

O aspecto intrigante é: como é que eles sabiam que os troianos iam gostar do cavalo de madeira? Para que o plano resultasse, era fundamental que os troianos vissem o cavalo de madeira e pensassem: “Ora aqui está a estátua ideal para enfeitar a principal praça de Troia, praça essa que, por se tratar de um espaço público não linear, como o caracterizam autores tais como Gehl e Gemzøe, é por excelência o centro da vida pública na nossa cidade, pelo que este cavalo gigantesco proporcionará tema para excelentes conversas, já para não falar em sombra”.

Para adivinharem que seria essa a reação dos troianos, os guerreiros gregos tiveram de juntar à estratégia militar a sensibilidade do namorado que vai às compras na véspera do 12 de junho. Tiveram de perguntar a si mesmos: de que é que os troianos gostariam? De um elefante, talvez? Ou um leão. Não, um cavalo. É isso. Um cavalo é a cara deles. Pagava para ter assistido a esse brainstorming romântico-militar.

O episódio ocorreu-me esta semana, quando li que certas pessoas, na Europa e nos Estados Unidos, estão a receber pacotes misteriosos com sementes igualmente misteriosas e não solicitadas vindas da China. É a fábula de “João e o Pé de Feijão” se João, em vez de dar uma fortuna pelos feijões, os recebesse de graça.

Tudo na nossa vida se tem assemelhado a fábulas e contos de fadas mas contados por um bêbado. Os Estados Unidos elegeram a Bruxa Má, mas ela é um senhor cor-de-laranja. Um chinês fez um churrasco de pangolim e a civilização, como a conhecíamos, acabou. E agora, alguma força maligna está a atacar-nos com perigosas sementes. Vou dormir até o mundo ficar sóbrio. Até logo.

Pessoa pegando uma carta por baixo da porta, escrito "semeia-se"
Luiza Pannunzio

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.