Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira

Julgamento de Depp e Heard é protagonizado e visto por lunáticos

Seja qual for a conclusão do tribunal, contará com uma objeção forte e recurso no TikTok

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tenho visto com muito interesse o acompanhamento do julgamento que envolve os atores Johnny Depp e Amber Heard.

Não tenho acompanhado o julgamento, notem. Não me interessa muito, até porque é bastante previsível: duas estrelas de Hollywood estiveram casadas durante apenas alguns meses, durante os quais consumiram drogas, destruíram casas e se agrediram mutuamente. Parece que tudo isso está provado, e não surpreende ninguém.

O que surpreende é haver torcidas na internet, dois grupos que se juntam para apoiar apaixonadamente o seu lunático favorito.

johnny depp e amber heard
Johnny Depp e Amber Heard, que protagonizam disputa judicial - Reuters/AFP

Recordo que o caso começou em maio de 2016, quando Heard pediu o divórcio e acusou Depp de violência doméstica, e Depp a acusou de estar mentindo.

Dois meses depois, o casal chegou a acordo e publicou uma declaração conjunta em que ambos alegavam ter faltado à verdade: afinal, nem Depp era culpado de violência doméstica nem Heard era culpada de ter mentido —uma interessante impossibilidade filosófica.

Mas dois anos depois Heard voltou a acusá-lo de violência e Depp voltou a acusá-la de mentir. É por isso que ele a processa por difamação (US$ 50 milhões), e ela o contraprocessa, porque a acusação de difamação é duplamente mais difamatória (US$ 100 milhões).

Apropriadamente, o julgamento protagonizado por dois lunáticos está a ser acompanhado por milhões de lunáticos, boa parte dos quais já proferiram a sentença, com base na melhor prova disponível hoje no mundo judicial: o meme.

Luiza Pannunzio desenhou uma mulher da cintura para cima - branca, de longos cabelos loiros, vestindo preto, olhar fixo como quem encara o leitor. Ela mantém a mão direita sobre o peito esquerdo - vemos que nesta mão - ela usa 3 anéis e uma fina pulseira no punho. Logo abaixo dela, um homem branco está figurado da cabeça até a altura das coxas. De cabelos lisos na altura do queixo, vestindo terno, óculos escuros e echarpe estampada no pescoço - mantém também a mão direita sobre o peito. Esta tem uma tatuagem de pássaro e nos dedos dessa mão há dois anéis. Há ainda dois corações vermelhos quebrados desenhados - um no canto esquerdo superior ao lado da mulher e outro no canto direito inferior ao lado do homem.
Ilustração de Luiza Pannunzio

Certos memes indicam claramente que a razão está do lado de Johnny Depp, ao passo que outros demonstram, sem margem para dúvidas, que é Amber Heard quem diz a verdade.

Seja qual for a conclusão do tribunal, contará com a objeção forte de um dos grupos, que em princípio apresentará recurso no TikTok.

Para quem acompanha o caso de fora, a solução parece-me evidente: os lunáticos que assistem ao julgamento devem ser condenados a continuar a assistir. Parece-me pena adequada, a menos que a Convenção de Genebra não o permita.

Os lunáticos que protagonizam o julgamento deviam ser condenados a se casar de novo. Para poderem tirar a limpo a questão que nos tem ocupado a todos: saber qual destas duas estrelas
milionárias de Hollywood é, coitada, a maior vítima.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.