Ricardo Kotscho

Jornalista e escritor, autor de ‘Do Golpe ao Planalto – Uma vida de repórter’

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Kotscho

PSDB de João Doria está mais para Bolsonaro do que para FHC

Significado do 'partido de centro' de Doria ainda é uma incógnita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governador de São Paulo, João Doria, após reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, neste mês
O governador de São Paulo, João Doria, após reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, neste mês - Pedro Ladeira - 10.jan.19/Folhapress

Em junho de 1988, quando o PSDB foi fundado, João Agripino da Costa Doria Junior era somente um empresário de sucesso que apresentava programas de televisão e promovia encontros entre políticos e homens de negócios. Já havia ocupado alguns cargos públicos, mas não tinha projetos políticos.

O principal nome da social-democracia brasileira era Mário Covas, que seria candidato a presidente da República no ano seguinte, na primeira eleição direta pós-64. Ele era a cara do novo partido surgido de uma dissidência do velho MDB, controlado naquela época por Orestes Quércia em São Paulo. 

Com nomes como Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso e José Serra, o PSDB propunha-se a ser um partido de centro-esquerda, dotado de doutrina e programa nos moldes da social-democracia europeia. Chegou ao poder central com FHC, em 1994, nos braços do Plano Real, que debelou a inflação e promoveu a estabilidade econômica por oito anos. Foi o auge do partido.

Depois de cinco derrotas nas eleições presidenciais seguintes, tudo isso agora faz parte da história. Na última, no ano passado, chegou em quarto lugar, com Geraldo Alckmin, e viu sua bancada federal definhar.

Os pais fundadores do partido saem de cena e o PSDB agora tem uma nova cara: a de João Doria, prefeito-relâmpago e atual governador de São Paulo, que na noite da vitória anunciou a chegada do “meu PSDB”

“A partir de agora, o PSDB vai estar sintonizado com a população, e não mais com seu passado. E será um partido de posições centrais, de centro”, disse em entrevista à Folha nesta semana, em Davos, na Suíça. 

O que isso significa ainda não dá para saber. Mas o discurso de João Doria, desde a campanha, está mais afinado com o projeto político do presidente Jair Bolsonaro do que com o de FHC e Geraldo Alckmin, seu padrinho político, de quem se afastou.

Não por acaso, Doria foi apontado por Bolsonaro e o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, em reunião fechada com 50 investidores, no mesmo fórum, como “o possível presidente da República no futuro”. 

É cedo ainda, mas o próprio governador já está pensando nisso. Montou seu secretariado com dez ex-integrantes do governo Michel Temer e poucos tucanos. Pragmático e marqueteiro de si mesmo, certo de já ter o controle do partido, Doria escalou Bruno Araújo (PSDB-PE) para ser o novo presidente dos tucanos. 

Do PSDB original do velho Mário, um combativo líder de oposição nos tempos da ditadura, só restou o jovem neto Bruno Covas, que Doria deixou em seu lugar na prefeitura paulistana para se eleger governador.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.