Ricardo Balthazar

É repórter especial. Foi editor de Poder e Mercado.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Balthazar

Esclarecimento do caso JBS vai definir futuro de delações

Mecanismo depende da disposição da Justiça para investigar relação de ex-procurador com delatores

O ex-procurador Marcelo Miller durante reunião da CPMI da JBS no Senado - Pedro Ladeira/Folhapress
São Paulo

Marcello Miller parecia ressabiado após um dos seus primeiros encontros com os delatores da JBS, em março de 2017. “Eles passaram a considerar seriamente a possibilidade de dizer ao menos parte da verdade”, escreveu numa mensagem para a advogada Esther Flesch, que o recrutou para o caso.

Acusado de corrupção pelos antigos colegas do Ministério Público na semana passada, o ex-procurador Miller terá agora a chance de explicar por que desconfiou das intenções dos irmãos Joesley e Wesley Batista desde que se conheceram.

Além de responder a um processo na primeira instância, ele terá sua atuação discutida pelo Supremo Tribunal Federal, em procedimento aberto pelo ministro Edson Fachin, relator das ações da Lava Jato.

Miller virou alvo de suspeitas porque ainda ocupava o cargo de procurador quando começou a orientar os donos da JBS nas negociações do polêmico acordo de colaboração premiada que eles fecharam com a Procuradoria-Geral da República.

Os processos permitirão entender melhor seu papel nas negociações e saber se ele agiu com conhecimento de seus superiores na Procuradoria, como Joesley sugeriu numa conversa cuja gravação acabou provocando sua prisão e pondo em risco seus benefícios como colaborador.

Acusado de omitir a ligação com Miller e outros fatos comprometedores, Joesley se voltou contra o ex-procurador, prestou depoimentos mais detalhados e apresentou novas provas às autoridades desde então.

Mas as dúvidas sobre sua credibilidade permanecem. Políticos atingidos pela delação, como o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves, cruzam os dedos na expectativa de que o acordo seja anulado.

Ao iluminar o mundo de sombras em que procuradores e delatores se movimentam, o caso JBS pôs em xeque um mecanismo que se revelou valioso no combate à corrupção. O futuro das delações dependerá da disposição da Justiça para esclarecer o que Miller e seus parceiros fizeram quando estavam do mesmo lado.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.