Ricardo Melo

Jornalista e apresentador do programa 'Contraponto' na rádio Trianon de São Paulo (AM 740), foi presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Melo

4, 3, 2, 1: Bolsonaro joga a toalha

Na fila da guilhotina, capitão vê o fiasco e chama milicianos para o combate

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quem, por dever de ofício, já teve a infelicidade de assistir a Jair Bolsonaro em seus stand-up na saída do palácio, não deixou de notar o semblante do delinquente do Planalto nesta quarta-feira (14).

Bolsonaro balbuciava: “Chegamos ao limite. Ninguém sabe o que pode acontecer. Estou esperando a sinalização do povo”, disse em palavras não exatamente textuais.

A chorumela aconteceu no mesmo dia em que o STF iria julgar o futuro da CPI sobre a Covid e o futuro de Lula num julgamento duplo. A CPI foi confirmada por ampla maioria. Já a anistia a Lula foi postergada para esta quinta.

Bolsonaro tenta repetir, ao mesmo tempo, Eduardo Villas Boas e Donald Trump. O primeiro, então chefe do Exército, postou um twitter indecente e ditatorial mandando o Supremo impedir a candidatura de Lula. O STF bateu continência e abriu caminho para uma eleição fraudulenta que permitiu uma turma de milicianos assaltar o poder.

Já o segundo estimulou o “seu povo” a invadir o Congresso americano para impedir a posse de Joe Biden. A história todo mundo conhece, bem como seus resultados.

Genérico tabajara, Bolsonaro percebeu que está na fila da guilhotina. Não há governo digno deste nome no Brasil desde que ele assumiu, a não ser uma quadrilha de malfeitores comandada por um “gabinete de ódio”. Seu mandato atualmente resume-se a tentar salvá-lo e sua famiglia da cadeia.

É possível enganar muitos durante pouco tempo, poucos durante muito tempo, mas não todos durante todo o tempo. Chegou a hora de acertar as contas.

Não, ele nunca esteve sozinho. O capital estufado, a grande mídia, os parasitas do dinheiro do povo no Congresso sempre estiveram com ele. Os ventos mudaram de lado. Hoje muitos posam de arrependidos ao ver o tamanho da encrenca. O país é maior do que Brasília.

O Brasil de verdade sangra dia a dia pela escalada da miséria. Metade da população está no limite da fome e recolhendo comida em latas de lixo. O desemprego sobe vários degraus a cada mês. As calçadas viraram moradia para milhares de famílias que não têm como pagar aluguel de um cômodo que seja.

Não me venham com essa história de que a Covid é a mãe de todas as desgraças. A pandemia só fez aprofundar uma política predadora e beneficiária do grande capital. Antes da praga do vírus, a economia brasileira já estava na lona.

As reformas “neoliberais” só produziram desastres para o povo. Paulo Guedes, especulador do mercado financeiro, tentou aprofundar o modelo do golpista Michel Temer. Pinochetista de carteirinha, vendeu a ideia de que a destruição de direitos trabalhistas e a destruição da aposentadoria solidária sinalizavam o caminho do progresso. Os números estão aí.

A pandemia só fez a catástrofe saltar aos olhos. O mesmo Guedes prometeu 40 milhões de testes prometidos por um “amigo” estrangeiro. Até hoje não se viu um band-aid desta parceria.

Enquanto isso, cerca de 4.000 brasileiros morrem diariamente por falta de oxigênio, leitos e equipamentos hospitalares. Bolsonaro faz troça do desespero de famílias que nem sequer covas possuem para enterrar seus mortos.

O capitão expulso do Exército investe diariamente contra o uso de máscaras e isolamento social. Sabota o quanto pode a vacinação em massa. Troca ministros da Saúde e outros capatazes como quem troca de funcionários para uma rachadinha mais lucrativa.

Bolsonaro já era.

Resta saber se o Supremo Tribunal Federal irá resgatar seus tempos de alguma dignidade. Nesta quinta vai a julgamento a decisão de anular as sentenças contra Lula, mesmo dia em que é divulgada uma pesquisa em que o petista dispara em intenções de voto.

O relator, Edson Fachin, muda de opinião conforme as fases da Lua, eufemismo para os interesses poderosos que levaram Bolsonaro ao conforto do Planalto e do Alvorada.

Mesmo assim, se fosse mesmo Supremo, o tribunal já teria expulsado Bolsonaro, sua famiglia e aberto um julgamento sobre os crimes que cometeram e têm cometido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.