Ricardo Melo

Jornalista e apresentador do programa 'Contraponto' na rádio Trianon de São Paulo (AM 740), foi presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Melo

A escalada dos fuzis

Um alucinado e seus asseclas minam diariamente a democracia e a vida dos brasileiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A escalada dos fuzis

Um alucinado e seus asseclas minam diariamente a democracia e a vida dos brasileiros

Um pouco antes do golpe que derrubou Dilma Rousseff, o assunto era tratado pela futura oposição, então situação, como uma balela. Já os conspiradores, com Michel Temer de porta estandarte na avenida, contavam os votos no parlamento bastardo. O final do enredo dispensa comentários.

O mesmo aconteceu com as contra-reformas trabalhista e da Previdência logo em seguida. A nova oposição de colarinho branco e azul, desalojada do poder com Dilma, vendeu a quimera de que nada ia acontecer. O Brasil, principalmente a maioria pobre, tem assistido ao resultado.

Mais tarde, mesmo com a manipulação fraudulenta de redes e os ataques jurídicos, parlamentares e midiáticos contra Lula, a sociedade dita progressista (descontados os covardes de sempre, como os tucanos, Ciro Gomes e amigos no centrão) desconfiava da eleição do miliciano JMB.

Um milico de terceira categoria e acusado de terrorista de extrema-direita dentro do próprio Exército. Sua maior credencial: como parlamentar, JMB montou um esquema nacional de rapinagem junto com parentes. Deu no que deu.

Pelo andar da carruagem, a história arrisca um revival. Aliás, em certo sentido a trama já tem se repetido.

O país vem sendo destroçado diariamente. Petrobras e estatais esmigalhadas, revogação na prática da lei Áurea com mais uma mudança nas relações do trabalho e transformação do Planalto e cercanias em centros de corrupção descarada.

A pandemia só fez e faz dar cores mais fortes ao desmantelamento. À custa da vida mais de meio milhão de brasileiros. A CPI em curso provavelmente não dará em nada, mas já foi suficiente para mostrar que uma quadrilha de estelionatários, fardados ou não, usou a doença como “oportunidade” para engordar o próprio bolso.

Tudo indica que não estão dispostos a abrir mão do butim. Querem mais. Completar o serviço. Sufocar o que resta de democracia e manipular eleições. Para isto a turma escalou uma tropa de militares e generais infames decidida a exumar a ditadura e conferir aos restos mortais um certificado de democracia.

As declarações (e ações) recentes de personagens como os generais Braga Netto, Luiz Eduardo Ramos e Augusto Heleno, além do próprio recruta JMB, não deixam dúvidas.

“Era só um regime forte”, “ditadura é questão de semântica”, “as Forças Armadas são o poder moderador”, “o Exército sou eu” e outros espasmos autoritários do gênero.

Augusto Heleno merece um destaque: pela sua fúria homicida foi expulso do Haiti quando comandava uma tropa de suposta pacificação. Deixou o local no Caribe aos frangalhos.

É a esta gente que o Brasil em dissolução está entregue. No cotidiano a situação é desesperadora, não apenas na saúde. Quando depurados com honestidade, os números da economia, por mais conferências para endinheirados ministradas pelo “ministro” Paulo Guedes, mostram que o país está parado.

Desnecessário falar do desemprego e da fome alastrantes. Viramos a nação dos empreendedores que não têm emprego (a não ser no Planalto e arredores). Na maquiagem repercutida na mídia oficial, até empregados domésticos se tornaram “empresários”.

Sem direito a carteira profissional, aposentadoria digna e garantias trabalhistas. Miseráveis disputam com animais restos de ossos para sobreviver. Quem não atenta para o tamanho do buraco deve se mudar para Genebra, virar parça de banqueiro ou ser amigo de Guedes e JMB, o assaltante executivo do Planalto.

Será que é difícil para os oposicionistas e os auto intitulados democratas, Lula e PT incluídos, enxergar o que está acontecendo? As rusgas entre o miliciano JMB, STF e chefetes parlamentares não são nada perto do que está passando o povo brasileiro. São apenas reflexo de um processo de demolição.

Isto só pode ser revertido com a ação do povo e daqueles em quem ele acredita. O que não se resolve com manifestos escritos para preencher blogs, acalmar as próprias consciências ou disputar eleições.

A continuar como está a situação caminha para o golpe. Este só não aconteceu ainda porque os candidatos a uma quartelada —JMB e sua gangue—são rústicos, ignorantes e sem autoridade mesmo nas casernas. Que o digam as pesquisas. Mas isso pode mudar da noite para o dia. Basta mais um aumento no soldo e turbinar a roubalheira do Tesouro.

Precisa desenhar?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.