Roberto Simon

É diretor sênior de política do Council of the Americas e mestre em políticas públicas pela Universidade Harvard

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Simon
Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

Bernie Sanders cresce e está de olho em Lula, Vaza Jato e Amazônia

Presidência do socialista democrata seria o maior choque nas relações Brasil-EUA da história recente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A dois dias do início das primárias democratas, com a disputa em Iowa, o barco de Bernie Sanders encontra ventos favoráveis.

A votação de segunda-feira (3) está embolada, mas boa parte das pesquisas o coloca na dianteira.

Sanders é favorito para vencer o segundo embate, no dia 11, em New Hampshire. E ele agora aparece em primeiro na Califórnia, o Estado com o maior número de delegados na chamada Super Terça —dia de 15 primárias simultâneas, em março.

Joe Biden continua a ser o favorito para enfrentar Donald Trump, segundo modelos de analistas como Nate Silver e Eurasia Group.

O pré-candidato democrata Bernie Sanders durante evento de campanha em Perry, Iowa
O pré-candidato democrata Bernie Sanders durante evento de campanha em Perry, Iowa - Chip Somodevilla - 26.jan.20/Getty Images/AFP

É consenso, porém, que Sanders entrará na disputa em um momento de ascensão, retirando apoio a outros candidatos da esquerda democrata —sobretudo Elizabeth Warren.

Eis, então, a pergunta cada vez mais inevitável: como seria uma presidência Sanders?

O choque sobre o sistema político americano, incluindo as relações dos EUA com o mundo, seria igual ou maior do que no triunfo de Trump, em 2016.

E, na parte que nos cabe desse latifúndio, como seria a relação de Sanders com o Brasil de Jair Bolsonaro?

Há boas evidências para responder a essa questão. Sempre que pode, o democrata socialista fala sobre Lula, bolsonarismo, crise na Amazônia ou Glenn Greenwald.

Comparado aos seus colegas na disputa, Sanders se importa bem mais e tem uma visão claramente definida —caricata, aliás— do Brasil.

O interesse não é de agora. Em 2016, o então senador por Vermont e pré-candidato contra Hillary Clinton deu a entender que o impeachment de Dilma Rousseff era golpe.

Quando a Vaza Jato estourou, em junho, Sanders fez campanha nas redes sociais por Lula. Depois, celebrou a soltura do ex-presidente, “que nunca deveria ter ido à prisão”.

Em agosto, enquanto a Amazônia ardia, ele avisou que, como presidente, “absolutamente consideraria impor sanções ao Brasil” em razão do meio ambiente.

Quando o MPF denunciou Greenwald, ele tuitou: “O presidente Bolsonaro o está ameaçando pelo ‘crime’ de fazer jornalismo”.

Seu principal assessor para assuntos internacionais, Matt Duss, descreveu um artigo elogioso a Bolsonaro como uma “tentativa de normalizar o fascismo”.

A lógica da pré-campanha fez Sanders dobrar a aposta no Brasil. Warren adota uma posição bem mais cautelosa diante de questões como Lula ou Amazônia, e, taticamente, o senador viu uma brecha para se diferenciar da concorrente, reforçando suas credenciais com o eleitorado progressista.

O mesmo aconteceu com a queda de Evo Morales, denunciada por Sanders e quase ignorada por Warren.

Entre setores da esquerda brasileira, o amor é recíproco. “Você sempre foi meu candidato à Presidência dos EUA e espero que os democratas tenham a sabedoria de nomeá-lo”, respondeu Lula, quando o pré-candidato democrata celebrou sua libertação.

Na semana que vem, o senador Jaques Wagner (PT) participará de um evento, em Nova York, com Stephanie Kelton, estrela da chamada “teoria monetária moderna” (MMT) e uma das principais assessoras de Sanders.

Qualquer vencedor da primária democrata se lembrará dos delírios trumpistas de Bolsonaro —incluindo a decisão de, nos jardins da Casa Branca, declarar apoio a Trump na corrida eleitoral.

A base de Sanders é de jovens na ponta esquerda democrata, ambientalistas, feministas e LGBT+. Difícil imaginar vilão mais perfeito do que o presidente do Brasil.

Uma presidência Sanders, com Bolsonaro no Planalto, seria o maior choque nas relações Brasil-EUA da história recente, agravado pela destruição de capital diplomático brasileiro no último ano.

As opiniões expressas acima não refletem necessariamente a posição do Council of the Americas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.