Roberto Simon

É diretor sênior de política do Council of the Americas e mestre em políticas públicas pela Universidade Harvard

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Simon
Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

Joe Biden tem motivos para se animar

Novas pesquisas mostram cenário mais favorável a democratas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Covid-19 desatou uma enxurrada de notícias, e a eleição americana, daqui a cinco meses, acabou submersa páginas adentro dos jornais. Em condições normais, disputas presidenciais nos EUA já têm amplas implicações para o planeta. Desta vez, o voto sobre a reeleição de Donald Trump, em meio a uma pandemia e à pior recessão global em décadas, será uma encruzilhada na história.

A novidade é o cenário mais favorável a Joe Biden e aos democratas. Em março, enquanto os números da Covid-19 explodiam, a popularidade de Trump subiu a patamares inéditos desde o primeiro mês de seu governo (quase 46%). Parecia que, como em outras crises, americanos se uniriam em torno do presidente para enfrentar o desafio comum. Pensava-se que Trump poderia virar um “war president”, com aprovação em alta –como, por exemplo, Bush pai e filho haviam sido na Guerra do Golfo e no pós-11 de Setembro.

Já está claro que isso não ocorrerá. Em vez do discurso da união, Trump dobrou a aposta na guerra contra os democratas, sobretudo governadores. Fora das hostes trumpistas, quase ninguém se entusiasmou com um presidente que sugeria injetar desinfetante para tratar o vírus. Sua popularidade está em queda desde o início de abril, e o “efeito Covid-19”, superado.

Segundo uma pesquisa da insuspeita Fox News, o número de americanos que dizem aprovar a atuação de Trump desceu dez pontos desde o início da pandemia. Foi, porém, uma queda altamente desigual. Entre mulheres, a cifra baixou 25 pontos. Entre eleitores independentes, 26 pontos. Entre homens, o oposto: uma subida de 8 pontos.

A intenção de voto da população também mudou. Em abril, Biden e Trump empatavam em 42%; agora, o democrata lidera com 48% contra 40%.

Claro, a eleição presidencial nos EUA passa pelo colégio eleitoral, numa corrida para “virar” alguns poucos estados. Hillary Clinton teve quase 3 milhões de votos a mais do que Trump em 2016, mas Michigan, Pensilvânia e Wisconsin custaram sua eleição.

Nos estados, porém, a situação de Biden também parece melhor. As pesquisas mais recentes o colocam à frente nos seis principais "swing states" (estados-pêndulo). Em Michigan, onde Trump derrotou Hillary por uma margem de 0,2 pontos, o democrata abriu uma vantagem de 5 pontos. Na Pensilvânia, onde a diferença foi de 0,7 pontos em 2016, Biden lidera com 9 pontos.

Além da disputa presidencial, a chance de democratas retomarem o Senado subiu. Para isso, eles teriam de ampliar em três cadeiras sua base atual, se levarem a Casa Branca (um assento é reservado ao vice-presidente). A rejeição a Trump está contaminando candidaturas em vários estados, do Arizona ao Maine. Outra desvantagem: das vagas em disputa no Senado, o dobro atualmente está sob controle republicano. Democratas terão o benefício da ofensiva.

Há, certamente, enormes pedras no seu caminho. Na era da Covid-19, cinco meses são uma eternidade. Trump pode reverter desvantagens, sobretudo se a economia dos EUA começar a reabrir com sucesso. Biden está em quarentena no porão de sua casa, enquanto o presidente é uma presença permanente no noticiário. Outro ponto crucial será o comparecimento às urnas. Democratas dependem de altas taxas de votantes, algo ainda mais difícil na pandemia.

Ainda assim, o cenário de uma presidência Biden, incluindo com controle sobre o Congresso, nunca pareceu tão provável. ​​

As opiniões expressas acima não refletem necessariamente a posição do Council of the Americas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.