Roberto Simon

É diretor sênior de política do Council of the Americas e mestre em políticas públicas pela Universidade Harvard

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Simon

Entre Biden e Bolsonaro, 'cenário Carter' é improvável

Choque diplomático seria indesejável a democrata, mas bola estará com Brasília

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um mês e meio antes da eleição presidencial americana de 1976, a revista Playboy dos EUA publicou uma longa entrevista com o democrata Jimmy Carter.

Em um trecho, o candidato –que derrotaria o presidente Gerald Ford– abordou o Brasil. A camaradagem do governo Ford com Brasília era “o tipo de coisa que nós queremos mudar”, avisou Carter.

O Brasil, afinal, era uma ditadura “em muitos aspectos, altamente repressiva”, e a política externa de Washington não deveria trair valores americanos “em troca de vantagens temporárias”.

O candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, durante evento de campanha em New Castle, no estado de Delaware
O candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, durante evento de campanha em New Castle, no estado de Delaware - Kevin Lamarque - 21.jul.20/Reuters

Em seis meses de governo Carter, Brasil e EUA viveriam a pior crise na história da relação bilateral. A questão dos direitos humanos era uma das duas pernas do problema. A outra era o programa nuclear brasileiro, que avançava rumo ao controle completo do ciclo do átomo.

O governo Carter espezinhou ditaduras sul-americanas e melou parte do acordo nuclear do Brasil com a Alemanha. Em retaliação, a ditadura suspendeu praticamente toda colaboração militar com os EUA.

Caso Joe Biden vença em novembro, quais são as chances de um “cenário Carter” nas relações dos EUA com o Brasil de Jair Bolsonaro?

Três meses de campanha numa pandemia equivalem a três décadas, e Donald Trump está ainda longe da derrota. Mas essa pergunta continuará a ganhar força daqui para frente.

Há quem acredite que um choque frontal entre Biden e Bolsonaro seria inevitável. Uma análise fria, porém, aponta o contrário: um antagonismo profundo parece improvável, pelo menos na fase inicial de uma administração democrata.

Primeiro, porque Biden teria mais o que fazer. Ele entraria na Casa Branca sobre os escombros deixados por quatro anos de Trump, em meio à pior crise da economia global em um século e enquanto a disputa com a China alcança níveis inéditos.

De um lado, o Brasil estaria relegado a um lugar secundário nessa agenda externa. De outro, ela reforçaria a importância de se evitar uma dor de cabeça com Brasília.

Da competição global pela tecnologia 5G à recuperação latino-americana pós-pandemia, seria muito melhor a Biden encontrar um modus vivendi com Brasília.

Ao mesmo tempo, o currículo de Biden indica que ele, pessoalmente, é um pragmático convencido da importância da relação com o Brasil.

Com Dilma Rousseff no poder, foi o então vice-presidente americano quem liderou o plano de reconstrução dos laços bilaterais —fracassado em razão do caso Edward Snowden e de outros desencontros.

Mas Biden realmente tentou e deixou um legado. Por exemplo, pontos do atual entendimento comercial entre Trump e Bolsonaro foram originalmente ideia sua.

Sobretudo, se o democrata vencer, sua posição inicial será reativa. A bola estará no campo do governo brasileiro. E é nesse ponto que as águas se tornam mais turvas.

Bolsonaro não parece ter entendido inteiramente a lição com a Argentina, onde fez campanha aberta para o derrotado Mauricio Macri. Hoje a relação com Buenos Aires é a pior em décadas.

“Torço pelo Trump”, soltou na semana passada, quando a vantagem de Biden na Flórida alcançou dois dígitos, ainda que tenha prometido trabalhar com Washington “se o outro lado ganhar”.

Um "cenário Carter" é improvável, mas ele certamente é possível. Para a esquerda democrata, a questão ambiental é hoje o que os direitos humanos representavam nos anos 1970.

Figuras como Ted Kennedy faziam campanha contra a tortura nos porões da ditadura, como os defensores do Green New Deal denunciam o desmatamento na Amazônia.

É difícil saber como seria o equilíbrio de forças entre progressistas e moderados sob Biden. Mas diante de uma piora da questão ambiental, ou se Bolsonaro tentar alguma maracutaia institucional, uma crise com o Brasil se tornaria incontornável –e talvez uma oportunidade para o democrata unir sua base.

As opiniões expressas acima não refletem necessariamente a posição do Council of the Americas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.