Roberto Dias

Secretário de Redação da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Dias
Descrição de chapéu

Carnaval de rua muda para crescer, mas não supera nossa selvageria

Batuque se profissionalizou, porém falta ao poder público cumprir a sua parte

A rainha do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, Alessandra Negrini, durante a abertura do bloco na rua da Consolação
A rainha do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, Alessandra Negrini, durante a abertura do bloco na rua da Consolação - Eduardo Anizelli/Folhapress

Ficará a cargo dos historiadores explicar a impressionante inflexão do Carnaval brasileiro nos últimos anos. Por ora, é possível dizer que a festa de rua sobreviveu ao seu primeiro teste de estresse.

Consolidada nos anos 90 com palcos fixos no Rio e em São Paulo, a fase de sambódromos empacotava dinheiro público, contravenção, cervejaria e nudez num produto desenhado para a televisão e para os turistas.

Quem mergulha no arquivo da Folha tem dificuldade de achar registro de festa de rua nas duas cidades até a década passada. A partir daí, o universo dos blocos vai numa crescente até a situação atual, em que é o aspecto dominante da data.

Como se sabe, essa explosão veio acompanhada de reclamações dos moradores que não gostam da folia. No ano passado, os novos prefeitos do Rio e de São Paulo sinalizaram impor limites à festa.

As ruas carnavalescas reagiram, cederam aqui e marcaram posição ali. O batuque se profissionalizou e cavou dinheiro na iniciativa privada —alguns convites de trios já parecem macacões de piloto da F-1 de antigamente. Os blocos de bairro pipocaram entre os paulistanos.

Os grupos de rua saíram fortalecidos e mais cheios, enquanto as escolas de samba, antigo motor da folia, penam com a seca do dinheiro público. É nítida a mudança de tom das prefeituras em relação ao Carnaval. Em São Paulo, João Doria soma tudo e mais um pouco para enfatizar o gigantismo da coisa. No Rio, Marcelo Crivella promete até que vai aparecer na festa desta vez.

Para variar, porém, falta ao poder público cumprir a sua parte. É inaceitável que quem esteja na calçada acabe eletrocutado ou baleado, como ocorreu nos últimos finais de semana nas duas cidades —e é particularmente inacreditável o jogo de empurra em relação ao poste eletrificado de São Paulo. Não dá para esperar que o Carnaval de rua supere também nossa selvageria.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.