Roberto Dias

Secretário de Redação da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Dias
Descrição de chapéu

Hawking foi explicar o Universo e decifrou o ser humano

Legado de cientista britânico diz muito sobre nós mesmos

Stephen Hawking dedicou-se a explicar o Universo e acabou decifrando um enigma maior ainda: o ser humano.

É difícil superestimar sua importância para a disseminação do conhecimento. Mas a compreensão que demonstrou sobre o gênio humano impressionava até mais que seu entendimento sobre o cosmos.

O legado de Hawking diz muito sobre nós mesmos. Ele soube usar sua condição física para provocar uma curiosidade adolescente pela ciência. Converteu uma empatia imediata, materializável em qualquer pedaço do planeta, num catalisador do saber.

Com a fama mundial, deu à ciência poder de atração ainda maior do que o da foto de Albert Einstein com a língua de fora e o cabelo despenteado. Fez isso não só pelo caminho mais óbvio, o de mostrar como o progresso tecnológico pode revolucionar a vida das pessoas —o que já não seria pouca coisa.

Hawking optou por expor a si próprio e a sua família ao olhar do público, incluindo aí as aventuras e desventuras de dois casamentos, a ponto de a história virar filme.

Nada mais humano do que isso, assim como o desejo confesso de ganhar um Nobel, algo ora impossível segundo as regras atuais do prêmio, destinado a pessoas vivas.

Nesse caso, azar da Academia Sueca. Cabe lembrar que Charles Chaplin nunca levou Oscar como diretor ou ator e Pelé, o Atleta do Século, jamais ganhou medalha olímpica, e isso diz mais sobre Hollywood e sobre os Jogos do que sobre eles.

Comunicando-se com um músculo da bochecha direita ligado a um computador, Hawking não precisou da visibilidade do prêmio para provar que o cérebro humano é um universo em si. “O que nos faz únicos é transcender nossos limites”, afirmou num famoso vídeo de 2016. Ele perdeu a voz, mas falava como poucos. “Nós somos humanos, e nossa natureza é voar.”

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.