Roberto Dias

Secretário de Redação da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Dias
Descrição de chapéu

Lula, Doria e Vicente Matheus

Ex-presidente e prefeito paulistano rebaixam a política

Vicente Matheus, empresário e ex-presidente do Corinthians, em São Paulo
Vicente Matheus, empresário e ex-presidente do Corinthians, em São Paulo - Alex Ribeiro - 10.fev.97/Folhapress

A profecia do corintiano Vicente Matheus foi sancionada: em São Paulo, quem sai na chuva pode se queimar. Os postes eletrocutam pessoas, e o temporal deixa fios caídos no chão por dias. 

Os que escapam do choque podem se arrebentar cruzando a rua, pois a cidade parece incapaz de dominar o semáforo, instrumento utilizado há 150 anos para ordenar o trânsito.

O gestor que ia arrumar isso não deu conta do serviço. Vai embora sem ter mudado o quadro caótico que recebeu. O ponto, aqui, nem é discutir sua competência (um passeio pelo centro paulistano dirime as dúvidas), mas seu discurso. João Doria prometeu que seria prefeito e não o será. Por mais projetos acertados que pudesse ter, não os executará.

O saldo de sua meteórica prefeitagem é que o discurso de gestor que empunhou com tanto vigor presta grande desserviço à democracia. Desserviço idêntico ao de um político que Doria elegeu como antípoda: Lula. Os dois conjugam bem mais semelhanças do que gostariam de crer —ambos rebaixam a política.

Lula comete o dano por outro caminho. Parafraseando Matheus, sua caravana pelo Sul é uma “faca de dois legumes”, ambos daninhos.

Por um lado, escuda-se na vitimização para empurrar os adversários a um discurso inescapável, o de condenar o evidente absurdo dos tiros. Mas tampouco é absurdo dizer que os petistas sabiam o que estavam cavando, pelas declarações que deram antes e pelo roteiro, escolhido a dedo para potencializar o confronto.

Outro legume é o da fantasia da perseguição do Judiciário. Lula faz de conta que não existe a lei que ele próprio assinou e mantém sua candidatura. Não há nenhum propósito elevado em qualquer das duas táticas.

O folclórico Vicente Matheus foi também o homem que enxergou as semelhanças entre Brahma e Antarctica muito antes de existir a Ambev. Estivesse na área, seria divertido ouvi-lo sobre a política atual.

Erramos: o texto foi alterado

Imagem anteriormente publicada era de Waldemar Pires, não de Vicente Matheus. A foto foi trocada.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.