Roberto Dias

Secretário de Redação da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Dias
Descrição de chapéu

Brasil, há 50 anos e hoje

História atual pode ser escrita com as mesmas palavras de abril de 1968

"O ambiente político em Brasília ao fim da tarde de ontem era de expectativa. O ministro do Exército enviou mensagem a todos os comandos do país recomendando a adoção das providências necessárias para manter, a todo custo, a ordem e a lei.

* Passeata em SP foi pacífica.

* O titular do Exército sustentou a necessidade de intervenção federal na Guanabara [atual município do Rio]. O governador comunicou-se com o comando do Exército, solicitando a ajuda de tropas federais para restabelecer a ordem. 

* Já em vigor os novos preços de gasolina e lubrificantes.

* A baixa dos juros corresponde ao interesse geral da economia brasileira. Delfim diz que país vai bem na área econômica. BID recomenda que o Brasil exporte mais. Imposto de Renda agirá contra firmas de dupla contabilidade. 

* Brasil não sabe se fica com Terceiro Mundo.

* Servidores públicos aguardam a correção de uma situação que consideram injusta, a desigualdade de vencimentos entre funcionários do Executivo e do Legislativo. Professor quer melhor salário.

* Sarney move ação contra jornalista.

* Esgotam-se as passagens para sair de São Paulo. Ferrovia Rio-São Paulo: no fim da fase de estudos. Prefeito aprova firmas que vão planejar metrô. Foi instalado na esquina da alameda Barros com a avenida Angélica um semáforo controlado por radar. Comissão estuda política contra a poluição das águas dos rios paulistas. 

* TSE julgará recurso de cassação em maio. Projeto impede impugnação após a posse. 

* Lula escalado mesmo contundido.”

 

Está aqui um país que muda mas não muda. A história atual se escreve com as mesmas palavras usadas pela Folha em abril de 1968.

Primeira Página da edição da Folha de 1º de abril de 1968
Primeira Página da edição da Folha de 1º de abril de 1968 - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.