Roberto Dias

Secretário de Redação da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Dias
Descrição de chapéu Otavio Frias Filho

Otavio tinha a visão otimista mais realista possível sobre o melhor ofício do mundo

'Isso é detalhe, mas tudo é detalhe', dizia diretor de Redação da Folha

“O chefe ligou?” Quem comanda plantão de fim de semana na Folha conhece a pergunta inevitável das segundas-feiras. A resposta era quase sempre sim. Os assuntos ao telefone, esses eram imprevisíveis.

Sob o noticiário usualmente mais tranquilo dos sábados e domingos e livre da correria administrativa dos dias de semana, Otavio Frias Filho podia escalar a conversa a qualquer ordem de grandeza de assunto.

De debater a conjuntura política a reclamar da imprecisão de alguma legenda de foto (“isso é detalhe”, dizia ele já emendando, “mas tudo é detalhe”). Podia observar que uma chamada ficou tempo demais na Home. Ou fazer uma pergunta de conhecimentos gerais no contexto noticioso —num misto de curiosidade pessoal e teste da compreensão que o interlocutor tinha do acontecimento.

Ele sabia que o Projeto Folha jamais seria uma cultura só porque alguém assim imaginou. É preciso um trabalho de formiguinha, repetia.

Qualquer ideia, revolucionária ou fruto do mais comezinho bom senso, continuaria sendo só uma ideia se não fosse martelada pelo exemplo e pela cobrança, numa corrente renovada continuamente de modo a chegar aos ouvidos dos mais novos.

Tampouco haveria cultura se o projeto em si não fosse atualizado, à luz do conhecimento acumulado internamente e da evolução tecnológica. São exemplos disso o Projeto Editorial do ano passado e o “Manual da Redação” deste ano, ambos frutos de discussões diárias, longas e espalhadas por meses, lideradas por ele.

Otavio estendia o jornalismo crítico à crítica do jornalismo. Em especial aquela resultante das ondas nas redes sociais —enfatizava a importância de ter coragem de nadar contra tais correntes quando fosse o caso, sempre após reflexão própria.

Morto na terça (21), o diretor de Redação gostava de lembrar que o bom da profissão é que cada novo dia oferece a chance de fazer um jornal superior ao da véspera. É a visão otimista mais realista que pode existir sobre o melhor ofício do mundo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.