Roberto Dias

Secretário de Redação da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Dias
Descrição de chapéu Eleições 2018

Você já deu seu match eleitoral?

Ferramenta permite ao cidadão comparar suas opiniões com as de candidatos

Ilustração de Fido Nesti para a ferramenta Match Eleitoral, da Folha
Ilustração de Fido Nesti para a ferramenta Match Eleitoral, da Folha - Fido Nesti

A blague é antiga: “Está achando ruim o atual Congresso? É porque ainda não viu o próximo!”. Tão antiga que deixou de ser engraçada já faz algum tempo.

A aprovação aos deputados e senadores, que nunca foi alta, só fez piorar. Nesta legislatura, bateu no piso histórico —5% dos brasileiros avaliam bem a Casa, e 60% a reprovam, recordes da série do Datafolha

Além de ruim, o Congresso é grande. Tem mais parlamentares (594) do que o dos EUA (535), país com população, economia e número de estados maiores. E custa muito dinheiro: R$ 1,2 milhão por hora, segundo cálculo da ONG Contas Abertas.

Quase todo mundo parece deixar para a ultimíssima hora a escolha dos candidatos a deputado e senador. Mas fica difícil jogar nas costas do eleitor a culpa pelo Congresso ruim.

A campanha legislativa vai mal. Se os presidenciáveis vendem terreno na lua, o que os candidatos a deputado fazem é oferecer negócio imobiliário fora do sistema solar. Prometem isso e aquilo, mas o índice de aprovação de projetos fica em 1%.

Não é essa a única métrica de avaliação dos parlamentares, claro. O Congresso exerce papel essencial de controle do Planalto —e quem está infeliz com o desfecho da corrida presidencial deveria redobrar a atenção com o voto legislativo.

Só que a chance de conhecer de fato os candidatos é mínima. Levantar a ficha corrida deles resulta dificílimo. Indicações espontâneas nas redes sociais têm sido uma constante.

No meio desse labirinto, a Folha fez uma modesta tentativa de ajudar. Criou o Match Eleitoral, ferramenta que permite ao cidadão comparar suas opiniões com as dos candidatos a deputado federal em São Paulo, no Rio e em Minas, além dos postulantes ao Senado por SP.

O sucesso da iniciativa, com 800 mil matches completados, mostra que é grande o interesse da população em escolher melhor. Você, eleitor paulista, mineiro e fluminense, já fez o seu? É rápido e gratuito, basta clicar nesse link aqui.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.