Roberto Dias

Secretário de Redação da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Dias

Um governo de linguagem de sinais

Sem projetos expostos às claras, país agarra-se a símbolos

Jair Bolsonaro faz arminha e coraçãozinho na Tribuna da Câmara - Pedro Ladeira/Folhapress

É preciso bem mais do que as habilidades das intérpretes de libras que acompanham Jair Bolsonaro para tentar entender o que vai na cabeça do novo presidente.

Na campanha, ele passou ao largo dos debates e respondeu a pouquíssimos questionamentos sobre plano de governo. Vitorioso, deu entrevistas curtas, desautorizou assessores e engatou interminável vaivém.

Sem que os projetos sejam expostos às claras, o país agarra-se a sinais. Cada gesto logo vira indicador de alguma possível política vindoura. É em torno desses símbolos que tem girado o debate público no Brasil.

Sinais são faltam. Alguns representam marketing em estado bruto, como a arminha com as mãos na tribuna da Câmara, depois transformada em coraçãozinho, ou o café da manhã com pão e leite condensado.

Outros, mais importantes, dependem da interpretação dada ao sinal. O maior dos símbolos, Sergio Moro, representa um governo que cooptou a Lava Jato ou que vai combater a corrupção? Por falar no ministério, ele vai sendo formado com político na Casa Civil, economista na Economia, juiz na Justiça, militar na Defesa, cientista na Ciência e agrônoma na Agricultura. Significa o quê?

O histórico de Bolsonaro sinaliza pouco apreço por direitos civis. Mas, como afirmou Moro, não há nada do novo governo nesse sentido. Qual então a agenda dos dois para isso? Sem ela, prevalece o símbolo.

O Ministério do Trabalho acabou. É emblemático. Mas o que mudará?

Há sinais contraditórios. O homem que transformou a facada que levou em um potente símbolo de perigo de vida ignorou um protocolo básico de segurança e pegou o mesmo avião que seu vice. Ele visitou Taiwan, mas abriu sua diplomacia recebendo o embaixador da China.

No Congresso, o eleito demarcou um novo símbolo, tirado dos pontos cardeais. "Na topografia existem três nortes. Na democracia, há só um norte: o da Constituição." O governo daria um bom sinal se começasse a trabalhar num plano mais terreno.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.