Roberto Dias

Secretário de Redação da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Dias

Monarquia, uma tradição sem sentido

Regras ainda repetidas por famílias reais vão contra valores de igualdade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Formada em Harvard e Oxford, Masako Owada teve de abandonar a carreira de diplomata ao aceitar o pedido de casamento. Pois, ao fazê-lo, entrou na rota para se transformar na nova imperatriz japonesa, o que acabou ocorrendo na semana passada. 

Mas, por ser mulher, Masako não pôde assistir à cerimônia em que Naruhito, seu marido, foi promovido. Foi barrada pela tradição da monarquia japonesa —a mesma que, por ora, impede que sua filha assuma o posto do pai, reservado a homens.

Outro país que acaba de viver um importante evento monárquico é a Tailândia. Promoveu luxuosa cerimônia durante três dias para coroar o rei Rama 10º e a rainha Suthida, com quem ele havia se casado de surpresa dias antes. 

A festa para o novo chefe de Estado tailandês custou R$ 122 milhões, três vezes o que os dois presidenciáveis do segundo turno da eleição brasileira dizem ter gasto na campanha. Os súditos de lá não podem criticar o rei, que, apesar de custar muito, apita pouco —uma junta militar comanda o país há cinco anos.

Nesta quarta (8), quem tomou espaço do noticiário foi a mais famosa de todas as monarquias. A realeza britânica queria mostrar seu novo bebê. A despeito de todo o barulho do anúncio, trata-se apenas do sétimo nome na linha sucessória

Tradições não estão imunes a críticas, inclusive pelo flanco do ridículo. E as tradições monárquicas vão contra valores de igualdade de gêneros, de diversidade, de meritocracia. Nenhuma ação do príncipe Charles em defesa da Amazônia será capaz de apagar isso.

Felizmente, o sentido da história tem sido claro: os atuais 44 países sob regime monárquico representam um quarto do que havia no início do século passado. 

Caso queira um dia seguir o caminho da política, Archie Harrison, o mais novo integrante da Coroa britânica, faria bem em usar sua ascendência americana para se candidatar a presidente dos EUA. 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.