Roberto Dias

Secretário de Redação da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Dias

Uma Beth, muitas Beths

Cada uma delas foi dona de uma trajetória impressionante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Beth Carvalho foi uma, duas, três, quatro mulheres, cada qual dona de uma trajetória impressionante, que nada deveu às homônimas.

Prevaleceu como alcunha a Beth que abriu caminho para tanto nome diferente do dela. Exemplo óbvio chama-se Zeca Pagodinho, o rapaz que um dia apareceu com um cavaquinho na sacola e “Camarão que Dorme a Onda Leva” na garganta, história que já lustraria uma biografia de madrinha.

Foto em preto e branco, da esq. para a dir.: Nelson Cavaquinho, Beth Carvalho, Cartola e Ivone Lara, de braços dados e sorrindo
Da esq. para a dir.: Nelson Cavaquinho, Beth Carvalho, Cartola e Ivone Lara - Arquivo Pessoal

Não seria suficiente, porém, para compor a biografia de outra Beth, a militante política, que usou o rosto famoso em favor do que acreditava. Ela era capaz de trombar com conspirações da CIA por qualquer canto, mas até quem fizesse troça teria dificuldade em negar a genuinidade de argumentos.

A terceira Beth guardava toda uma expressão de classe. Quando o Clube do Samba surgiu em 1979, no quintal de João Nogueira, saiu dela a voz a resumir aquele movimento cultural: “A discoteca é um ritmo muito mais pobre do que esse que a gente está tocando”. Há dois anos, saltou-lhe a veia crítica: “Samba é papo reto. E esse papo reto não tenho visto mais”.

Injusto seria se essas três Beths eclipsassem a original. Por sorte ela não deu margem a esse risco.

Sua voz deslizou suave como um rolimã por cima de tudo. Cantou o raquitismo do contracheque (“Salário Mínimo”) e a vitalidade da inflação (“Um Saco de Feijão”). Versou sobre regras divinas (“Deus não Castiga Ninguém”) e humanas (“Olho por Olho”). Falou de encontro (“Água de Chuva no Mar”) e desencontro (“1800 Colinas”).

A alma carioca não a desviou de músicas sobre Pato n’Água, sambista de rua do Bexiga, e a mineiríssima goiabada cascão. No disco mais exuberante da carreira, homenageou a Bahia. Abria o show toda de branco e com uma frase retilínea de Jamelão e Tião Motorista: “Quem samba fica, quem não samba vai embora”. Nesta semana, essas Beths resolveram contradizer a letra.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.