Roberto Dias

Secretário de Redação da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Dias

Cadê os aerotrens?

Aeroportos da capital paulista ainda não têm acesso sobre trilhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ainda bem que a tarefa não era construir as pirâmides do Egito ou mandar um ser humano à Lua. Trata-se, na verdade, de repetir algo já feito muitas vezes em diversos lugares do mundo: permitir que pessoas usem transporte público sobre trilhos antes ou depois de tomar um avião.

Na principal metrópole do país, vai além do inacreditável a dificuldade em completar essa não façanha em seus dois aeroportos.

Para Cumbica, maior portão de entrada do país, os governos federal e paulista consideraram aceitável um completo absurdo: construir um terminal novo e uma linha de trem nova, conectada à cidade de São Paulo, sem que a linha acabasse no terminal. Não parece, mas foi planejado —a chamada estação aeroporto fica a uma linha de ônibus do aeroporto.

Inaugurada com 14 anos de atraso, a obra foi criticada aos três meses de vida pelo recém-empossado governador João Doria. “É tão bizarro que é difícil acreditar que isso tenha sido feito no estado de São Paulo”, afirmou.

O Maglev, trem que dá acesso ao aeroporto de Xangai, na China; ele flutua a 400 km por hora - China/Reuters

Em maio, ele anunciou a construção de um monotrilho até os terminais. A obra deveria ter começado em setembro. Nada. Sabe-se apenas agora que só no ano que vem é que serão apresentadas... propostas.

Em Congonhas, da mesma forma, nem mesmo a sucessão de remendos prometida é entregue.

Embora esteja encravado na cidade, o aeroporto paulistano não tem estação de metrô. Previu-se um VLT para conectar o terminal à rede, que seria inaugurado em 2010. Nada. Nasceu a ideia de um monotrilho, que ficaria pronto para a Copa-2014. Nada. Neste 2019, o governo paulista rompeu o contrato com quem (não) fazia a obra. Há dois meses, tomou empréstimo de R$ 1,2 bilhão para terminá-la. Prazo? Não há.

São dois casos, entre tantos, nos quais as expectativas foram rebaixadas à inexistência. A Copa passou, a Olimpíada já era, o futuro chegou —e o passado continua no presente.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.