Roberto Dias

Secretário de Redação da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Dias
Descrição de chapéu Coronavírus

Os Faria Limers e o coronavírus

Os muitos que aterrissam no mercado financeiro encontram uma fauna problemática

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É ótimo que a cultura de investimento no mercado financeiro venha se popularizando por aqui. Dez anos atrás havia mais brasileiros na prisão do que na Bolsa.

A tendência não arrefeceu com a crise. No meio da pandemia e do declínio dos juros, pessoas físicas continuam acreditando em ações. Já os estrangeiros fogem do Brasil, a despeito de o país estar uma pechincha.

A fauna à espera de quem aterrissa na Bolsa vai sendo recomposta após o meteoro das fintechs. Os grandes bancos sangram clientes para instituições que oferecem retornos maiores e burocracias menores. Quem vai investir tem alternativas.

Os que navegam entre essas opções são disputados por pessoas que distribuem recomendações. Gente por vezes autointeressadíssima, que tortura números e usa comparações sem sentido para propagar as teses mais convenientes. São torcedores não amadores. Quem os vê opinar sobre um ativo não sabe se estão comprados ou vendidos nele.

Quarentena afeta escritórios no eixo expandido da Faria Lima - Eduardo Knapp/Folhapress

O chamado Fintwit, o quintal do mercado financeiro no Twitter, guarda vários desses perfis. Demonstram pouca afeição à crítica, abusam da linguagem agressiva e mantêm baixa consistência no discurso.

Quem acredita neles pode pensar que a recuperação virá num V de ângulo interno mínimo. O coronavírus expõe o discurso classista, que aparece até nas bocas mais razoáveis do mercado, fora do Fintwit. Parece normal, por essa ótica, fatiar o problema em dois: de um lado a curva de contaminação dos pobres e de outro a de infecção dos demais.

Não apenas os números estão entre as vítimas dessas pessoas. Torturam notícia também. O pedido súbito de demissão de Sergio Moro pegou algumas delas no contrapé, e o passo seguinte foi dizer que se tratava de fake news. Uma thread da Folha no Twitter expôs os envolvidos.

Desde a campanha de 2018, parte da Faria Lima é criticada pelo coração democrático atrofiado. O coronavírus mostra que há mais problemas espalhados pelo corpo.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.