Roberto Dias

Secretário de Redação da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Dias
Descrição de chapéu Tóquio 2020 atletismo

O limite da velocidade humana

Tempo dos 100 metros rasos sempre foi a mais intrigante baliza

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando aconteceu a mais famosa de todas as finais dos 100 metros rasos do atletismo, na disputa masculina dos Jogos de Seul, em 1988, a Folha publicou uma reportagem de futurologia.

O título era: “Computador prevê marca de 9s50 para o ano 2000”. O texto que se seguia ficava um pouco mais modesto. O recorde previsto na simulação estava na faixa de 9s66 a 9s68 —o modelo era de autoria do Instituto Nacional de Estudos e Tecnologia Esportiva da Coreia do Sul. Os tais 9s50 ocorreriam apenas “se as condições meteorológicas fossem ideais”, segundo explicava o jornal.

Lembrando: o canadense Ben Johnson havia acabado de derrotar o norte-americano Carl Lewis na disputa pelo ouro e estabelecer o novo recorde mundial, de 9s79. Ato seguinte, seria flagrado no doping e desmascarado.

A final dos 100 m em Seul-88, com Ben Johnson à frente - Gary Hershorn - 24.set.1988/Reuters

Corta para o ano 2000. O recorde é do americano Maurice Greene. O tempo? Os mesmos 9s79 que Ben Johnson havia estabelecido, dopado, naquelas Olímpiadas de Seul (a marca de Johnson, claro, foi anulada). O fato é que, 12 anos depois, o melhor tempo da prova havia sido cravado novamente cinco vezes, mas continuava distante mesmo da previsão mais pessimista daquele modelo computacional de 1988.

Por sinal, ainda em 2021 segue longe daquela previsão mais otimista. O recorde atual é do jamaicano Usain Bolt, estabelecido em 2009. O tempo: 9s58 (mais precisamente, 9s572).

Há previsões mais recente que colocam o limite da evolução em 9s48, 9s45 e 9s44. Outra, do australiano Jeremy Richmond, publicada pela Federação Internacional de Atletismo, vê margem para bastante evolução, até 9s27.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.