Roberto Dias

Secretário de Redação da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Dias
Descrição de chapéu Tóquio 2020

Os perdedores dos Jogos

Para alguns, a maior ameaça não está no adversário, e sim na língua

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quem chega aos Jogos como estrela sempre correrá o risco de sair deles menor senão confirmar o favoritismo. Para alguns, porém, a maior ameaça não está no adversário, e sim na língua. Em Tóquio não foi diferente.

Entre os brasileiros, o surfista Gabriel Medina é o primeiro entre os perdedores destas Olimpíadas.

Não ganhou nenhuma medalha, a despeito de todo o favoritismo com que chegou ao Japão —o que é do jogo, faz parte do esporte.

Muito mais ruído deu a confusão armada já antes da disputa por causa da presença da namorada, Yasmin Brunet. O rolo com o Comitê Olímpico Brasileiro decerto não ajudou em nada na sua concentração.

Como se fosse pouco, soube-se agora, depois de sua participação nas Olimpíadas, que ele não havia se vacinado contra o coronavírus, supostamente por não ter tido tempo para isso.

Outra atleta que sai dos Jogos com imagem bem diferente do que tinha antes é a skatista Letícia Bufoni, outra favorita que acabou ficando sem pódio.

Leticia Bufoni em ação nos Jogos de Tóquio
Leticia Bufoni em ação nos Jogos de Tóquio - Toby Melville/Reuters

As falas sobre Kelvin Hoefler após a medalha de prata dele (“infelizmente não gosta de andar com a gente”) não tiveram outro resultado que não causar confusão e desviar o foco do skate, uma grande novidade olímpica, para as intrigas. A troco de que ela falou isso, difícil saber. O fato é que Kelvin não perdoou. “Falador passa mal”, afirmou ele.

Fora do Brasil, quem tropeçou na língua foi a norte-americana Megan Rapinoe, do futebol feminino. Eliminada dos Jogos de maneira surpreendente, afirmou: “Essa é difícil de engolir. Nós nunca queremos perder para o Canadá. Acho que eu nunca perdi para o Canadá. É terrível”.

O que foi terrível foi a repercussão da frase, mesmo não tendo ficado de todo claro que ela estava propriamente desdenhando das canadenses —que acabaram levando o ouro olímpico ao bater as suecas na final.

Megan Rapinoe (dir.), da seleção americana de futebol, no jogo em que perdeu para o Canadá
Megan Rapinoe (dir.), da seleção americana de futebol, no jogo em que perdeu para o Canadá - Lu Yang/Xinhua

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.