Rogério Gentile

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha, editor de Cotidiano e da coluna Painel e repórter especial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Rogério Gentile
Descrição de chapéu Folhajus

Colecionadores de armas perseguem comentarista de TV com avalanche de processos

Foram movidos pelo menos 67 processos em 35 cidades diferentes do país contra o economista Ricardo Sennes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo formado por colecionadores de armas e caçadores promove uma perseguição judicial contra o economista Ricardo Sennes, comentarista da TV Cultura.

Foram movidos pelo menos 67 processos em 35 cidades diferentes do país, numa campanha orquestrada pelas redes sociais com o objetivo de obrigar o economista a gastar dinheiro com advogados e até mesmo a se deslocar, em plena pandemia, para participar de audiências em vários municípios.

O motivo da “avalanche judicial”, expressão utilizada pelos próprios colecionadores quando houve a convocação pela internet, foi um comentário de 10 segundos feito pelo economista no dia 24 de abril deste ano no “Jornal da Cultura”.

Ao tratar da notícia de que o presidente Jair Bolsonaro havia determinado a revogação de portarias do Exército que buscavam impor métodos mais severos de rastreabilidade e controle de armamentos, Sennes afirmou: “Ele [Bolsonaro] é um cara que o histórico era de relação com miliciano, com cara da área do armamento, que ele chama de colecionador. É traficante de arma, e as pessoas se assustam quando veem que ele tem esse tipo de comportamento.”

Protesto pró-armas na esplanada dos ministérios; apoiadores do governo Jair Bolsonaro e defensores de armas fazem ato pedindo a liberação do porte no Brasil (09/07/2020) - Pedro Ladeira/Folhapress

Considerando-se ofendidos pelo comentário, membros desse grupo passaram a solicitar que colecionadores de armas, atiradores e caçadores ajuizassem ações contra o economista exigindo o pagamento de indenizações.

“Uma avalanche de ações pode ao menos gerar muitos contratempos e o autor dessa infeliz afirmação estará sendo penalizado de alguma forma”, afirmou um integrante na internet.

“Tendo de contratar defesa em tudo que é lugar, já vai dar despesa e incômodo”, disse outro.

O juiz Roberto Chiminazzo Júnior, de Campinas, que julgou um dos processos, afirmou que o economista é vítima de uma campanha de assédio judicial.

“A finalidade única desta ação era intimidar e causar despesas e incômodos", disse na sentença em que condenou o autor por litigância de má-fé (quando uma das partes age de modo desleal num processo). Ele terá de pagar uma indenização de R$ 1.500 ao comentarista da Cultura.

Para o juiz Daniel Borborema, de São Carlos, os colecionadores montaram uma estratégia coletiva desproporcional, “em que a vitória ou a derrota nos feitos é aspecto secundário”.

O objetivo real, disse o juiz, “é constranger o réu, retaliar e desgastá-lo financeira e emocionalmente”.

À Justiça um dos colecionadores de armas afirmou que não se pode dizer que as 67 pessoas que processaram o economista agiram de maneira ardilosa.

“Não seria possível que dentre os 67 requerentes exista ao menos um que realmente tenha sido prejudicado e tenha proposto a ação dotado de boa-fé?”

Segundo ele, “a conduta de má-fé de alguns acaba por desacreditar ações que têm realmente o intuito de reparar os danos causados à vida de colecionadores”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.