Rogério Gentile

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha, editor de Cotidiano e da coluna Painel e repórter especial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Rogério Gentile
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça reintegra policial demitido sob acusação de torturar preso

Ricardo Milanez voltará à Polícia Civil de SP por determinação do Tribunal de Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Demitido em 2013 sob acusação de torturar e matar um preso, o investigador Ricardo Milanez será reintegrado à Polícia Civil de São Paulo por determinação do Tribunal de Justiça.

Milanez foi exonerado pelo então governador Geraldo Alckmin (PSDB) após um processo administrativo apontá-lo como um dos responsáveis pela morte do motoboy Alex Sandro Neto de Almeida, em 2003.

O motoboy era suspeito de participar do sequestro de seu patrão, proprietário de um restaurante em São Bernardo do Campo, e estava preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André.

O sequestro ainda estava em curso quando Alex foi levado para interrogatório em uma delegacia. Ele acabou morrendo no local.

O TJ, no entanto, considerou que as provas apresentadas no processo são inconclusivas sobre a eventual participação do investigador na morte do motoboy.

Os diversos laudos realizados, segundo a Justiça, são contraditórios e não permitem apontar com certeza se as agressões sofridas pelo rapaz nas horas que antecederam o óbito ocorreram na delegacia, no transporte do preso ou mesmo no CDP. “Não ficou demonstrado que ele sofreu tortura na delegacia”, diz o acórdão.

A defesa disse que o investigador é inocente e afirmou que o motoboy sofreu um “mal súbito”. O TJ destacou na decisão que um dos laudos apontou que a fratura em uma das costelas do motoboy é compatível com uma tentativa de reanimação cardíaca, informação que corroboraria o relato do policial.

Além de determinar a reintegração do investigador à Polícia Civil, o TJ ordenou que o Estado pague os valores que o investigador deixou de receber no período em que esteve afastado de suas funções.

Cabe recurso à decisão.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.