Rogério Gentile

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha, editor de Cotidiano e da coluna Painel e repórter especial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Rogério Gentile
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça penhora R$ 100 mil do apóstolo Valdemiro Santiago

Fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus ainda pode recorrer da penhora de suas contas bancárias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Justiça de São Paulo penhorou cerca de R$ 100 mil das contas bancárias do apóstolo Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus.

A decisão foi tomada pelo juiz Nemércio Rodrigues Marques em razão de uma dívida da igreja no pagamento dos aluguéis de um templo na cidade de Sertãozinho, no interior paulista. O imóvel de 354,34 m² foi alugado pela igreja em 2017.

Imagem em primeiro plano mostra Valdemiro Santiago de roupa social e chapéu. Com uma mão, ele segura um microfone. O outro braço está esticado com o dedo indicador estendido.
O apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, prega durante culto - Helio Hilariao - 6.mai.2012/Folhapress

A Mundial chegou a fazer um acordo na Justiça com a empresa Branca Holding, proprietária do prédio, para o pagamento da dívida, mas não o cumpriu.

A empresa, então, solicitou à Justiça que o apóstolo fosse incluído no processo de execução, argumentando que ele é sócio oculto da igreja e que existem indícios de confusão entre os patrimônios da Mundial e do líder religioso.

Valdemiro Santiago disse à Justiça não participar da administração da igreja e que não tem responsabilidade alguma sobre o contrato de aluguel. O apóstolo ainda pode recorrer da penhora de suas contas bancárias.

Em um outro processo no qual foi feita a mesma alegação de que ele é sócio oculto da igreja, Valdemiro declarou ser apenas um líder eclesiástico e disse que não há confusão alguma entre o seu patrimônio e o da Mundial. "São apenas suposições construídas pela mídia."

A igreja afirmou no processo ter interesse no pagamento do débito, mas disse passar por dificuldades financeiras pelo fato de ter sido muito afetada pela pandemia. Segundo a Mundial, mesmo com a melhora da situação, as suas atividades não foram retomadas na integralidade.

"A igreja depende única e exclusivamente das contribuições de seus fiéis para manutenção dos pagamentos de seus fornecedores, parceiros e colaboradores", afirmou a defesa da Mundial no processo.

Ex-bispo da igreja Universal do Reino de Deus, Valdemiro fundou a Mundial em 1998, na cidade de Sorocaba. A igreja diz em seu site que conta atualmente com cerca de 6.000 templos em diversos países.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.