Rogério Gentile

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha, editor de Cotidiano e da coluna Painel e repórter especial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Rogério Gentile
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça penhora casa de Ciro Gomes por ofensa a Holiday

Em 2018, o pré-candidato à Presidência chamou vereador de 'capitãozinho do mato'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Justiça paulista determinou a penhora de um imóvel de Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, na cidade de Sobral (CE).

A decisão foi tomada após Ciro ser condenado a pagar uma indenização por danos morais ao vereador paulistano Fernando Holiday (Republicanos). O valor atualizado da condenação, incluindo juros, correção monetária e multa, é de cerca de R$ 98,7 mil.

Em 2018, durante uma entrevista à rádio Jovem Pan, Ciro, então pré-candidato à Presidência da República, chamou Holiday de "capitãozinho do mato", comparando-o aos homens que, à época do regime escravocrata, eram encarregados de recapturar os escravizados em fuga.

"Há que se destacar que a agressão extrapolou completamente o debate político e ideológico, tratando-se de uma patente ofensa pessoal, gratuita, eivada de preconceito", afirmou à Justiça o vereador, que é negro.

A candidato a deputado federal por SP Fernando Holiday (Novo)
O vereador paulistano Fernando Holiday (Republicanos) - @folhadespaulo no Instagram

Ciro se defendeu no processo afirmando que apenas fez críticas aos posicionamentos tomados pelo parlamentar, então membro do MBL (Movimento Brasil Livre).

"Não houve o intuito de vilipendiar a honra do vereador devido a sua cor de pele. Muito pelo contrário, a crítica veiculada foi por suas ações e palavras enquanto figura pública que, muitas vezes, agiu de modo a perpetuar o meio de opressão o qual os movimentos negros tanto denunciam", declarou à Justiça.

A Justiça não aceitou a argumentação e o condenou por considerar que ele ofendeu o vereador, cometendo discriminação racial.

Como não pagou a indenização, a juíza Ligia Dal Colletto Bueno determinou a penhora do imóvel localizado no bairro Campo dos Velhos, em Sobral, cidade natal de Ciro. O imóvel tem 190,5 m2 de área construída e fica em um terreno de 360 m2.

Ciro ainda pode recorrer da penhora.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.