Rômulo Saraiva

Advogado especialista em Previdência Social, é professor, autor do livro Fraude nos Fundos de Pensão e mestre em Direito Previdenciário pela PUC-SP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Rômulo Saraiva

Mendonça salvará Bolsonaro da quebradeira da revisão da vida toda?

Relatoria de André Mendonça foi vista como balde de água fria para quem torce a favor da revisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A julgar pelos pulos, orações e os abraços apertados que a primeira-dama Michele Bolsonaro deu em André Mendonça quando virou ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), ficou evidente a intimidade do "terrivelmente evangélico" com a família presidencial.

Passada a fase de comemoração, Mendonça pega uma pedreira na área previdenciária. O ministro assumirá a relatoria da chamada revisão da vida toda, aquela que o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) profetizou que, caso o Supremo aprove, pode "quebrar o Brasil".

O ministro da Justiça, André Mendonça, e o presidente Jair Bolsonaro durante a cerimônia de posse de Mendonça, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília - Evaristo Sá - 29.abr.2020/AFP

A discussão consumiu nove meses de debate no plenário virtual da Corte e foi aprovada em favor dos segurados por votação apertada de 6 a 5. Porém, depois de todos os ministros já terem declarado seus votos, o assunto será julgado novamente sob a justificativa de que não pode ser apenas em ambiente virtual, mas em plenário físico. O julgamento, que não teve a participação dos dois ministros indicados por Bolsonaro, agora terá a participação deles, o que pode mudar radicalmente o placar, já que Mendonça entra no lugar de Marco Aurélio, que havia votado a favor dos aposentados.

Os dois ministros indicados por Bolsonaro estão agindo com atenção nesta revisão. Nunes Marques foi o responsável por fazer o pedido de destaque para reiniciar a votação via plenário físico. Ele deixou para fazer isso faltando 30 minutos antes do fim do prazo. Haja atenção!

Com o reinício do julgamento, o relator do caso será agora o ministro André Mendonça, aquele que teve a calorosa torcida da família Bolsonaro e que não tinha participado da primeira votação. Cabe lembrar que antes do Supremo, André Mendonça atuou no comando da Advocacia-Geral da União, instituição responsável por fazer também a defesa jurídica do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Quem busca a revisão da vida toda, necessariamente já pagou previamente as contribuições previdenciárias que a viabiliza. É que o INSS despreza os salários anteriores a julho de 1994 e o aposentado procura resgatá-los judicialmente no cálculo do benefício, desde que melhore a renda. Logo, todos que vão atrás da revisão já pagaram por ela.

Ainda assim, o governo federal encampou o discurso de que a revisão vai quebrar o Brasil. Se a fala do presidente estiver correta, tudo leva a crer que o novo ministro –íntimo da família e ex-defensor do INSS– tenha propensão de votar contra a revisão da vida toda, pois a um só tempo evitaria que Bolsonaro entrasse no "apuro financeiro" de administrar um Brasil "quebrado" e ainda defenderia o INSS, de quem já foi um dia o principal defensor.

Por isso, a relatoria do caso nas mãos de André Mendonça foi anunciada como um balde de água fria para quem torce a favor da revisão. Como as circunstâncias do julgamento mudaram, inclusive com a chegada de novos integrantes e intervenções jurídicas inusitadas, a esperança dos aposentados estaria em os ministros Dias Toffoli, Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Luiz Fux mudarem seus votos no novo julgamento. A lei autoriza. Com ares de conspiração, essa reviravolta não pegou bem no mundo jurídico. E possivelmente será o único caminho de se preservar no plenário físico aquilo que foi decidido no plenário virtual do Supremo.

Certa vez a ministra aposentada do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Eliana Calmon, pontuou que a "nomeação [de um ministro] é um processo eminentemente político", já que ela contou com a ajuda dos políticos para chegar à cúpula do Judiciário. Se ela estiver certa, a revisão da vida toda pode ser uma das moedas de gratidão que o relator André Mendonça terá com a família Bolsonaro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.