Ronaldo Lemos

Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ronaldo Lemos

Comunicação política é hoje casa e porão

Coisas que eram aceitas só na obscuridade vão se tornando aos poucos permitidas

Uma boa metáfora para explicar a comunicação política na internet no mundo de hoje é a arquitetura da casa em que morava o maníaco austríaco Josef Fritzl.

Para quem não se lembra, ele protagonizou o bárbaro crime de manter a filha em cativeiro por 24 anos no porão de casa, tendo abusado e engravidado a vítima várias vezes nesse período. Tudo isso sem que os vizinhos, as autoridades e sua própria mulher desconfiassem.

Essa estrutura casa-porão é o que se tornou a comunicação política desde que a internet passou a ser utilizada como ferramenta de manipulação nas democracias ocidentais.

Vale lembrar que Fritzl, no plano da casa, era um cidadão respeitado, engenheiro, querido pelos vizinhos. Comportava-se como um cidadão típico, respeitador das leis, da moral e da ordem. 

No entanto, no porão da casa, agia como um monstro, cometendo no conforto do anonimato crimes indizíveis de forma contínua e perversa.

Hoje, a comunicação política é também bipartida assim. No seu lado casa, estão as mensagens típicas do que se espera das agremiações partidárias. Planos de governo, propostas, comunicados ao público, mensagens oficiais, debates, tudo dentro dos limites do razoável, do que se aceita “em sociedade”.

Só que nenhum aparato de comunicação política contemporâneo está completo sem o seu porão.

Esse porão é o território do vale-tudo da internet. Onde prosperam os robôs, os perfis falsos, o anonimato, as notícias falsas, o uso de poder computacional, a propaganda que jamais teria lugar “à mesa da sala”.

Esse porão virtual mistura política, pornografia, violência, religião e ignorância.

Esse tipo de conteúdo alimenta parte significativa das mídias sociais consumidas por inúmeras pessoas.

Todos os dias há 70, 100, 200 novos vídeos, fotos, textos, animações, figuras ou montagens produzidas com essa mistura indigesta e servida como parte da dieta de mídia da maioria das pessoas no planeta. 

Em alguns lugares do mundo, esse tipo de comunicação já produz genocídios, linchamentos, atentados e outros sintomas de erosão civilizatória. Não por acaso um dos grandes usuários desse modelo de comunicação foi o Estado Islâmico.

O Brasil, por exemplo, acabou de passar por um processo eleitoral em que casa e porão se fizeram presentes com respeito a diversas correntes políticas. Terminada a eleição, essa estrutura se mantém.

Entramos em um mundo em que a campanha eleitoral nunca termina, perpetuando a estratégia de bipartição.

Como o caso Fritz demonstra, é impossível manter a separação desses mundos por muito tempo. O porão vai cada vez mais disputar o espaço da casa. Mais do que isso, progressivamente ele vai contaminá-la.

Coisas que antes eram aceitas só na obscuridade vão se tornando aos poucos permitidas aqui também.  
Essa esquizofrenia institucionalizada vai minando a ideia de verdade, ou ainda, de certo e errado. Para combater esse fenômeno, primeiro é preciso estar consciente dele. 

Mais do que isso, é preciso encontrar novas formas de produzir sentido que apontem na direção oposta do baixio da psique humana.

 

READER

Já era Campanha política que tem começo meio e fim

Já é Campanha política que nunca acaba

Já vem Polarização e diferenciação permanente como estado de coisas

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.