Ronaldo Lemos

Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ronaldo Lemos
Descrição de chapéu Folhajus internet

'O Dilema das Redes'

Quem assiste ao documentário dificilmente fica indiferente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos assuntos mais falados da semana passada é o documentário “O Dilema das Redes”, lançado pelo Netflix. A obra tocou um nervo. Quem assiste dificilmente fica indiferente. Alguns saem indignados com as empresas de tecnologia, outros, revoltados com o próprio documentário.

Uma das críticas que o documentário recebeu é justamente passar a mensagem de que os problemas criados pelo Vale do Silício só podem ser resolvidos por gente do próprio Vale do Silício. Todos os entrevistados estão intimamente ligados a ele. Essa posição ignora o fato de que a internet se fragmentou há tempos e tornou-se objeto da disputa geopolítica mais importante dos nossos tempos.

As recomendações ingênuas que o documentário faz de “desligar as notificações do celular” ou “deixá-lo carregando fora do quarto” soam ridículas perto do terremoto que a rede está atravessando.

Documentário da Netflix mostra armadilhas das mídias sociais
Documentário da Netflix mostra armadilhas das mídias sociais - Divulgação

A questão da internet e seu uso é hoje estrutural. Os lances da disputa global têm muito mais impacto sobre a vida das pessoas conectadas do que qualquer tentativa de mudança de hábitos no plano pessoal.

Outra simplificação imperdoável é pegar uma família de classe média americana como exemplo de uso da rede.

A internet não é feita de pessoas como aquelas, que são minoria. É feita de pessoas que lutam para se conectar e para quem a conectividade é um recurso escasso.

É só olhar a situação do Brasil, onde 70 milhões de pessoas estão desconectadas ou mal conectadas à rede. Para muitas dessas pessoas, a pouca conexão que têm é questão de sobrevivência.

O documentário também não enfrenta as raízes que levaram a internet a se tornar o que é hoje. Essa raiz é a dominância completa dos aspectos comerciais sobre a rede.

Olhando a história da internet, sua utopia foi justamente construir uma infraestrutura de comunicação autônoma com relação ao capitalismo, ainda que inserida nele.

Nesse sentido, a internet surgiu como um espaço multissetorial, em que setores como a academia, a comunidade científica, o terceiro setor e outros setores estariam em pé de igualdade com o setor privado.

Não por acaso os endereços da rede receberam terminações como .org, .edu, .net e assim por diante. Só que a utopia não durou. O setor privado ganhou a primazia da rede. O .com triunfou.

Esse destino não era inevitável. A rede já viveu ciclos de utopia e distopia. Antes da primeira bolha da internet, a rede ainda utópica caminhava rapidamente para a comercialização sem limites.

Há um artigo de Hermano Vianna publicado nesta Folha, em 1999, em que o antropólogo reclamava que a internet estava virando um shopping center! (“Internet ou o atoleiro virtual de porcarias”).

Com o estouro da bolha, no início dos anos 2000, essa parte comercial exacerbada da rede implodiu. Isso abriu espaço para outra era utópica da rede, com o surgimento dos blogs e da Wikipedia.

No entanto, a comercialização da rede voltou de forma mais severa. Matou os blogs e fez surgir muitos dos problemas que o documentário descreve.

O que fazer para retomar os usos não comerciais da rede? Esperar por outra bolha? Deixar o celular carregando fora do quarto?

Reader

Já era Brasil sem uma lei de privacidade

Já é entrada em vigência da Lei Geral de Proteção de Dados

Já vem aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados para o processo eleitoral

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.