Ronaldo Lemos

Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ronaldo Lemos
Descrição de chapéu Folhajus

Acabar com dinheiro pode reduzir ataques

Ataques só continuam porque o país está longe de promover uma digitalização dos meios de pagamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nos últimos dias os habitantes das capitais do país acompanharam estarrecidos ao ataque à cidade de Criciúma em Santa Catarina, que gerou uma madrugada inteira de violência na cidade e mostrou a capacidade de planejamento, coordenação e força do crime organizado.

Para quem vive no interior do Brasil, esse tipo de ataque não é novidade nenhuma. Há mais de 6 anos há registro de ações similares que ganharam até apelidos regionalizados. Na região centro-oeste, por exemplo, os ataques coordenados a cidades do interior ficaram conhecidos como “novo cangaço” e vitimaram muitas cidades pequenas e médias da região, com violência similar à de Criciúma.

Várias sugestões surgiram sobre a forma de combater e prevenir esse tipo de crime. Dentre elas a ideia de que o caminho seria armar a população para responder. É difícil imaginar um exército de "gente de bem" armada fazendo frente a bandidos equipados com fuzis táticos, explosivos e estratégia de guerra.

Como muito bem disse Silvio Meira, professor emérito de ciência da computação da Universidade Federal de Pernambuco, todas essas ações têm um elemento em comum: elas são articuladas para roubar papel. Em outras palavras, esse tipo de ação só continua a existir porque o país ainda está longe de promover uma digitalização dos meios de pagamento e a redução de papel moeda como outros países vêm fazendo.

Em resumo, para acabar de vez com ações violentas como essa que se tornaram epidêmicas no Brasil é preciso reduzir a dependência de dinheiro físico. Para isso não é preciso acabar totalmente com o dinheiro em papel. Bastaria fazer com que os custos de uma ação como essa se tornassem proibitivos. Por exemplo, eliminando as cédulas de valor mais elevado, como as de R$ 100 e R$ 200.

Cédulas de alto valor são raríssimas nas mãos da maioria absoluta da população do país. Ao contrário, são muito comuns e úteis nas mãos de integrantes do crime organizado, sonegadores de impostos e políticos corruptos.

Ou seja, uma política pública eficiente seria planejar e implementar o ocaso do papel como meio de pagamento no país e sua substituição crescente por meios de pagamento digitais.

O lançamento do Pix foi um passo importante para isso. O lançamento do aplicativo Caixa Tem também teve efeito muito positivo nesse sentido. A questão é que falta ainda uma decisão clara de política pública nesse sentido. Faz muito mais sentido que o dinheiro que circula no dia a dia seja composto por cédulas menores usadas em transações pequenas e as transações de maior valor se convertam todas em transações digitais.

Estão caminhando nesse sentido países tão diversos como o bloco Suécia, Noruega, Dinamarca, a Índia e e a China e também a Inglaterra. Por exemplo, hoje na Suécia apenas 15% dos pagamentos envolviam dinheiro em papel. O plano é reduzir continuar a reduzir esse percentual ano a ano. Em outras palavras, crimes digitais existem e podem causar prejuízos financeiros enormes. Mas uma coisa é certa: ninguém investe em fuzis, explosivos e captura de cidades inteiras para cometê-los.

Já era – economia totalmente baseada em papel

Já é – digitalização da economia e dos meios de pagamento

Já vem – integração crescente das criptomoedas e do chamado DeFi (Descentralized Finance) à economia

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.