Ronaldo Lemos

Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ronaldo Lemos
Descrição de chapéu Folhajus 5g tecnologia

Tendências de tecnologia para 2021

O bitcoin voltou a ser assunto de almoços de família ; é bom ter cautela

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ano novo começa com choques na área de tecnologia. A começar pela questão da cibersegurança.

Fica cada vez mais claro que o ataque virtual sofrido pelos Estados Unidos é de proporções gigantescas e será um dos desafios centrais do governo Biden. Vários sistemas governamentais foram comprometidos. A própria Microsoft revelou que os hackers tiveram acesso a parte dos códigos-fonte dos seus programas (segredo tão protegido quanto a fórmula da Coca-Cola).

Os Estados Unidos vão precisar investir pesado para renovar suas principais redes e até lá terão de conviver com uma crise permanente de confiança. O caso é lição para outros países. Além da pandemia, vão ter de conter a viralização dos ataques digitais.

Outro choque é a subida de valor do bitcoin e de outras criptomoedas. O bitcoin abriu 2020 custando US$ 7.000. No primeiro dia de 2021, seu valor era de US$ 29 mil por unidade.

Vários fatores explicam essa ascensão. Um deles são investidores institucionais comprando estoques da moeda e empresas como PayPal se abrindo para as criptomoedas. Outra é uma questão técnica. A oferta de bitcoins é desenhada para diminuir ao longo do tempo.

Outra explicação é a volta dos investidores desavisados que desde o colapso de 2018 e 2019 haviam fugido das criptomoedas. O bitcoin voltou a ser assunto de almoços de família e das festas de fim de ano. É bom ter cautela.

No Brasil, o Banco Central tem grupo de estudos ativo sobre a questão das criptomoedas. O presidente da instituição disse, em entrevista para a Bloomberg, em setembro, que criptomoedas emitidas por bancos centrais (CBDC - Central Bank Digital Currency) são tendência. Um dos avaliados pelo grupo é a possível criação de uma stablecoin brasileira, que por design é programada para espelhar digitalmente o valor do real.

Na Alemanha, por exemplo, um dos bancos mais antigos do país, o BVDH, lançou sua stablecoin em 2020 atrelada ao euro.

Outra questão para nosso país é a implantação do 5G. Este será o ano-chave para isso.

Haverá também o desafio da aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados. Em agosto, as punições da lei passam a ser aplicáveis. Nesse campo, deve ganhar força também a discussão sobre uma legislação de proteção de dados específica para o setor da segurança pública.

Uma novidade pessoal é que o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) fez parceria com a organização RadicalxChange (RxC) para realizar estudos sobre o uso de voto quadrático no Brasil.

A RxC foi fundada a partir do livro “Radical Markets”, de Eric Posner e Glen Weyl (que morou no Brasil), propondo um novo modelo de decisão coletiva batizado de “voto quadrático”. Esse modelo pode ser mais representativo e possibilitar a reorganização de vários tipos de instituições e possivelmente da própria democracia.

Um pequeno experimento que o ITS está propondo é usar o modelo para decidir a ordem de votação de Casas Legislativas no Brasil, como Câmaras de Vereadores e Assembleias Legislativas. É um pequeno passo, mas com potencial transformador enorme.

Dentre todos os problemas com os quais teremos de lidar em 2021, tédio não será um deles.

Reader

Já era Pagar tudo com dinheiro em papel

Já é Consolidação do Pix como meio de pagamento digital no Brasil

Já vem Cada vez mais bancos centrais interessados em emitir sua própria stablecoin

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.