Ross Douthat

Colunista do New York Times, é autor de 'To Change the Church: Pope Francis and the Future of Catholicism' e ex-editor na revista The Atlantic

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ross Douthat
Descrição de chapéu The New York Times

Diretrizes de Covid e varíola dos macacos nos EUA indicam crise da neutralidade na saúde

Ter um setor que aparenta ser tanto incompetente quanto enviesado é algo negativo por si só

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

The New York Times

Enquanto aguardamos para saber mais sobre como Donald Trump estava usando projetos da máquina apocalíptica de "Dr. Fantástico" para impressionar seus hóspedes em Mar-a-Lago, vamos dar uma checada para ver a quantas andam as autoridades de saúde pública dos Estados Unidos.

Dezenove meses atrás elas foram libertadas do reino de erros negadores da ciência de Trump; desde então, presume-se que o domínio da razão e da competência tenha sido restaurado.

Desculpem o sarcasmo. A resposta dos EUA à Covid-19 seguiu uma trajetória ruim não só por razões ligadas a Trump, mas também devido aos problemas inerentes a nossa saúde pública, desde esclerose burocrática até a captura ideológica de instituições supostamente neutras.

Ativistas fazem manifestação em prol da vacinação para a varíola dos macacos em San Francisco - Justin Sullivan - 8.ago.22/Getty Images/AFP

Todos esses problemas se estenderam pela Presidência de Biden, de modo que sua restauração da confiança na ciência só fez aprofundar a crise de autoridade já existente. Quero dar dois exemplos. O primeiro é relativamente banal neste momento: o absurdo das diretrizes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) sobre a Covid-19, finalmente atualizadas.

Numa visão ideal de como o conhecimento especializado informa a sociedade, elas acompanhariam de perto a evolução da pandemia e ofereceriam um mapa do caminho de retorno à normalidade.

Na realidade, porém, o CDC tem estado constantemente na retaguarda —atrasado em relação à evolução do conhecimento científico, em relação à curva da evolução da Covid, em relação a como a maioria dos americanos já se adaptou. Como disse gentilmente minha colega do New York Times Emily Anthes, as novas diretrizes "reconhecem na prática o modo como muitos americanos vêm enfrentando a pandemia há algum tempo".

Com a exceção, é claro, das instituições que ainda fazem questão de procurar respeitar a autoridade de saúde pública. Como, digamos, escolas públicas que ainda tentam implementar recomendações do início da pandemia, como a "regra dos dois metros de distância" ou "um metro e meio em sala de aula, usando máscara, e dois metros em todos os outros lugares" —recomendações essas que as novas diretrizes finalmente abandonaram.

A arbitrariedade dessas distâncias foi largamente entendida antes mesmo de o grau de contagiosidade da variante delta tornar as regras ainda mais absurdas. Mesmo assim, a ciência oficial levou pelo menos um ano para finalmente alcançar a realidade.

Neste momento, esse atraso da ciência em relação à realidade é mais familiar do que enfurecedor. Mas é genuinamente enfurecedor ver padrões "covidianos" sendo reproduzidos com uma doença completamente diferente: a epidemia em grande medida não fatal, mas mesmo assim bastante terrível, da varíola dos macacos, que a gestão Biden apenas agora declarou oficialmente uma emergência de saúde pública.

Se a Covid-19 provavelmente teria sobrecarregado mesmo a estrutura de saúde pública mais eficiente possível, a varíola –que até agora está sendo transmitida principalmente através de contato humano próximo, especialmente contato sexual, e para a qual já temos uma vacina— ofereceu uma oportunidade de reprisar a pandemia do coronavírus num grau menor de dificuldade.

No entanto, os mesmos tipos de falhas burocráticas foram repetidos: testes insuficientes logo no começo, coordenação insuficiente, falta de preparo para enfrentar desafios que deveriam haver sido previsíveis.

E então, somando-se a essas falhas, houve uma palhaçada ideológica absurda, com autoridades de saúde se angustiando sobre como afirmar o óbvio —que a varíola dos macacos neste momento é um perigo principalmente para homens que fazem sexo com homens— e indecisos sobre se deveriam fazer alguma coisa para desencorajar publicamente determinadas festividades dionisíacas associadas ao Mês do Orgulho LGBTQ+.

Como já registrou exaustivamente o escritor Josh Barro, alguém que não tolera discursos tolos, as comunicações do setor de saúde pública sobre a varíola dos macacos têm sido uma orgia de eufemismos e jargões "woke" (algo que é confuso e induz ao engano se você não entende o que está sendo dito nas entrelinhas).

Também aqui as falhas "covidianas" foram repetidas. A ansiedade política em relação a verbalizar ou fazer qualquer coisa que possa transmitir a aparência de estigmatizar a homossexualidade espelha a grande abdicação da saúde pública diante dos protestos contra a morte de George Floyd, na qual muitos membros de uma comunidade de especialistas que havia defendido as quarentenas e os lockdowns resolveram jogar sua credibilidade no lixo, endossando protestos em massa porque a causa parecia progressista demais para ser criticada.

Em cada um desses casos, o que foi derrubado é a neutralidade; a ideia de que a saúde pública dá tratamento igual aos comportamentos de risco, seja qual for a forma de expressão que representam.

Em junho de 2020 e novamente em junho de 2022, a mensagem vinda de partes importantes da estrutura oficial da saúde pública foi que as regras se aplicam a apenas alguns grupos —por exemplo, judeus ortodoxos fazendo funerais ou pais que têm a esperança de encontrar um playground aberto— se sua causa política é justa ou se o risco de estigmatização parece ser grande demais.

Há toda uma discussão sobre como, quando instituições de conhecimento especializado se politizam dessa maneira, isso alimenta o populismo e beneficia o alegado comandante de guerra nuclear em Mar-a-Lago. Mas ter uma comunidade de saúde pública que aparenta ser tanto incompetente quanto enviesada é também algo negativo por si só.

É má notícia para o que resta dessa pandemia: o colapso do esforço de vacinação contra o coronavírus, por exemplo, já se estendeu para muito além da base de apoio a Trump. Muitos pais, em especial, agora tendem a desconfiar de todas as diretrizes de saúde pública.

E é uma notícia ainda pior para a próxima crise. Isso porque, falando por mim —como cidadão que tem um interesse pessoal investido na controvérsia médica—, quando leio o tipo de recomendações confusas sobre a varíola dos macacos expressas em novilíngua que Josh Barros destaca, a única coisa que me vem à cabeça é: nunca mais vou poder confiar em nada que esse pessoal fala.

Tradução de Clara Allain

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.