Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro
Descrição de chapéu

Um santo da especialidade

São sagrados os deveres de um padrinho, inclusive de cachorro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lulu da pomerânia - Peu Robles/Folhapress

Meu dentista, dr. Americo, telefonou para adiar uma consulta que havíamos agendado. Tinha de ir a um sepultamento. Tudo bem. Americo já me atendeu em inúmeros sábados, domingos e feriados. Faz isso com todo mundo. É um santo da especialidade e, quando se trata de seus clientes, excede muitas vezes a simples dedicação profissional.

O sepultamento era o de uma velha paciente sua, uma senhora viúva e sem filhos, dona de um cachorro. Dez anos atrás, ela lhe dissera que o psiquiatra, para curá-la de uma depressão, aconselhara-a a adotar um cachorro. Ela comprara um lulu da Pomerânia, dera-lhe o nome de Rubi e insistia em que ele, dr. Americo, fosse o padrinho de batismo de Rubi.

Americo não pôde recusar e, no domingo seguinte, lá estava ele na praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, pronto para levar Rubi à pia batismal do querido padre Jorjão, num batismo coletivo de cachorro. Apenas recusou-se a levar o lulu num carrinho de bebê, como sua dona queria. Levou-o no colo, mesmo, e assim Rubi recebeu o sacramento. Passaram-se nove anos e nove festinhas de aniversário de Rubi, a que Americo teve de comparecer munido de presente, cortando o bolo e cantando parabéns. São sagrados os deveres de um padrinho.

Aconteceu que, há pouco, Rubi morreu de madrugada, e Americo, avisado por telefone pela empregada da senhora, foi encarregado de dar a notícia a esta assim que ela acordasse. O que exigiu todo o seu tato e consideração. Americo teve também de cuidar pessoalmente da cremação de Rubi e da aspersão de suas cinzas, jogadas do alto do Pão de Açúcar ao nascer do sol.

A infeliz senhora lhe disse que, com o falecimento de Rubi, já não tinha motivo para viver. E, de fato, dias depois, Americo recebeu a notícia de sua morte. Era a este sepultamento que ele estava indo naquela manhã.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.