Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro
Descrição de chapéu

Jamais ex

Como Maria Esther Bueno podia ser chamada de 'ex-tenista'?

Maria Esther Bueno ao conquistar o primeiro dos seus três títulos em Wimbledon, em 1959
Maria Esther Bueno ao conquistar o primeiro dos seus três títulos em Wimbledon, em 1959 - Associated Press

Maria Esther Bueno, supercampeã brasileira de tênis que nos deixou há pouco, queixou-se certa vez numa entrevista de que, no Brasil, a história não é repassada para as gerações seguintes e que, aqui —ao contrário da Inglaterra, onde continuavam a reverenciá-la—, ela era chamada de “ex-tenista”. A paulistana Maria Esther, que, em dez anos, de 1959 a 1968, conquistou todos os torneios importantes do mundo, continuou a jogar no clube Harmonia até há alguns meses antes de sua morte. “Se não sou mais tenista, o que sou agora?”, perguntou. Ironicamente, a mesma reportagem que registrou a sua pergunta continuou a referir-se a ela como ex-tenista.

No Brasil, temos a mania do ex. Na semana passada, eu próprio me referi aqui ao político baiano Antonio Carlos Magalhães como ex-senador, ex-governador, ex-ministro e ex-vivo —uma redundância, já que a condição de morto tornava o popular ACM ex em tudo. Um político, quando deixa um cargo, pode tornar-se ex, mas Maria Esther Bueno não deixou de ser tenista por abandonar o tênis profissional —como sabem os que tiveram o privilégio de jogar com ela em seus últimos anos no Harmonia.

Da mesma forma, não existe o ex-alcoólatra. O alcoólatra que para de beber não perde essa condição porque, se sucumbir à tentação de um gole —“só um gole não faz mal”—, tem todas as chances de voltar a beber nos níveis que em bebeu pela última vez. Donde um alcoólatra que deixou de beber não se torna um ex-alcoólatra, mas apenas um alcoólatra que está sem beber —e, espera-se, continue assim.

Assim como o diabético que deixou de comer açúcar não se torna um ex-diabético, mas apenas um diabético que está sem comer açúcar.

No caso de Maria Esther Bueno, ela não poderia ser chamada sequer de ex-campeã —porque seus títulos nunca foram superados por nenhum tenista brasileiro, homem ou mulher. E, pelo visto, nunca serão. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.