Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Asas aos gritos

Se importamos ararinhas da Alemanha, por que não também alguns honestos?

É de nos deixar estupefatos. O Brasil está importando da Alemanha 50 exemplares da ararinha-azul, extinta aqui há décadas, a fim de formar uma nova população da espécie. Isso feito, elas serão soltas na natureza para repovoar o sertão baiano, de que já foram, um dia, exclusivas. Esse lote é parte das últimas 158 ararinhas-azuis hoje existentes no mundo, todas em cativeiro  —141 das quais em Berlim, sob a guarda de uma organização, a ACPT (Association for the Conservation of Threatened Parrots), de um idealista alemão, Martin Guth.     

A ararinha-azul não está sozinha nas preocupações da ACTP. Ela é só uma das espécies vulneráveis, ameaçadas ou já extintas de papagaios brasileiros. Por sorte, há hoje muita gente séria se preocupando com os papagaios no Brasil, mas dói imaginar o que fizemos com eles em nossa história. Nesses 500 anos, nós os capturamos, cortamos suas asas para impedi-los de fugir, vendemo-los individualmente ou em lotes e transportamos nas condições mais cruéis ou simplesmente os abatemos, depenamos e servimos ensopados —em 1808, uma galinha custava mais caro no mercado do que um papagaio.

“Asas aos gritos.” Esta foi a grande imagem com que, em seu livro “Vamos Caçar Papagaios”, de 1926, o poeta Cassiano Ricardo descreveu o protesto dos maracanãs, tiribas e periquitos à entrada do homem no mato. Mas, apesar de seus gritos lancinantes —“em verde comício”, como escreveu Cassiano—, os papagaios perderam. E é vergonhoso que, hoje, tenhamos de recorrer aos de fora para recuperar o que um dia foi nosso.

Já que vamos importar da Alemanha 50 ararinhas-azuis, por que não mandar trazer igual número de políticos, ministros de Estado, empresários, advogados e até juízes para que se reproduzam aqui e, com o tempo, substituam alguns dos nossos atualmente em exercício ou fora dele?  

E rápido, antes que o Brasil também esteja extinto.    
 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.