Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Música entre as paredes nuas

Uma volta em sonho à melhor loja de discos do mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos ambientes da antiga loja de discos Modern Sound, no Rio
Um dos ambientes da antiga loja de discos Modern Sound, no Rio - Rafael Andrade - 16.dez.10/Folhapress

Esta semana, sonhei que estava de novo na Modern Sound. Para quem não sabe, foi a melhor loja de discos do Brasil e, para mim, do mundo —não tão grande quanto as também extintas megastores de Los Angeles, Nova York e Tóquio, mas maior que as grandes lojas convencionais. E com uma vantagem sobre todas: não havia um tipo de música que ela não tivesse para vender. Se você procurasse um CD de música da Islândia, a Modern Sound tinha. Se preferisse a da Groenlândia, também tinha. Jazz, clássicos e ópera, tudo. E, em matéria de música brasileira, não havia um cantor que não estivesse representado por pelo menos um disco.

Durou 44 anos, de 1966 a 2010, sempre no mesmo endereço: rua Barata Ribeiro, 502, em Copacabana. Frequentei-a pelo menos uma vez por semana, quase que desde a inauguração, e raramente saí de mãos abanando. Se somar o que me custaram todos os LPs, CDs, laser discs e DVDs, nacionais e importados, que comprei lá, devo ter deixado na Modern Sound o equivalente a um ou dois apartamentos. Tive esse privilégio.

Era um ponto de encontro entre pessoas que gostavam de música. Falava-se de cantores, orquestras, compositores, maestros, arranjadores. Trocavam-se ideias, informações. Desfrutava-se o prazer da conversa entre pessoas de iguais sensibilidades. Em 2000, Pedro Passos, o proprietário, acrescentou-lhe um bistrô com música ao vivo. Se eu desfiar os cantores e músicos que se apresentaram em seu palquinho, você não acreditará. Podiam ser escutados pelo preço de uma Coca-Cola.

No sonho, eu voltava à Modern Sound, mas ela se reduzira às paredes do seu salão, com o gigantesco pé direito e os altos e baixos de seu piso. Todos os balcões de discos haviam sido retirados. Eu caminhava por ela, mas era agora uma loja nua —como talvez no seu último dia, o dia em que ela deixara de existir. 

E, no entanto, no sonho, ouvia-se música.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.