Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro
Descrição de chapéu Eleições 2018

Até que surja alguém melhor

Ainda há brasileiros sem ódio e sem medo

Os candidatos à Presidência Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL)
Os candidatos à Presidência Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) - Fotos Nacho Doce/Reuters e Diego Vara/Reuters

Sérgio Rodrigues, brilhante escritor e colega aqui na Folha, não quis esperar o ano acabar. Em coluna recente, lançou sua sugestão para a palavra do ano: “ódio”. E explicou: “Não foi nos livros que a encontrei. Foi nas ruas do meu país”. 

Sérgio se refere, claro, ao estado de guerra em torno dos dois candidatos que disputam hoje a Presidência. Mas não é um ódio puro, digo eu —vem amplificado pelo medo. Aliás, este já está embutido na definição de “ódio”, como Sérgio constatou ao dar uma espiada no “Houaiss”. Lá está: “Ódio. Aversão intensa, geralmente motivada por medo, raiva ou injúria sofrida”. Donde, para mim, “medo” passa a ser a segunda palavra do ano.  

Se Bolsonaro desperta medo por suas posições racistas, homofóbicas, misóginas, autoritárias e antidemocráticas e pelos ferrabrases que o cercam, Haddad, opaco e invertebrado, representa a possibilidade da volta de Lula e do PT. E isso —assim dizem os números— assusta ainda mais o brasileiro do que a ameaça de Bolsonaro. Os eleitores se impressionaram com a capacidade de Lula, mesmo atrás das grades em Curitiba, influir no jogo eleitoral no primeiro turno, fazendo e desfazendo alianças entre políticos e partidos, como de seu estilo, para que desse exatamente Haddad X Bolsonaro na final. E sabem que, se eleito, Haddad será, na melhor das hipóteses, um presidente teleguiado. 

E assim chegamos à encruzilhada de hoje, ideal não para uma disputa presidencial, mas para um despacho de macumba. Há certo consolo em saber que, quietos em seu canto, ainda restam brasileiros sem ódio e sem medo, nem de Bolsonaro, nem de Haddad —apenas contrários ao que está à frente de um e por trás do outro.  

E esperando que o Brasil seja grande o suficiente para absorver qualquer dos dois, digeri-lo e, em seu tempo, expeli-lo, até que surja alguém melhor.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.