Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Obras pela metade

Orson Welles jamais faria um filme que precisasse de bula

Um artista morre. Deixa um livro ou filme inacabado e seus amigos resolvem terminá-lo. Para isso, valem-se de anotações deixadas pelo falecido ou de conversas que teriam tido com ele. O resultado é quase sempre um fantasma de camisolão e olhinhos, e ninguém saberá a opinião do artista sobre o que fizeram em seu nome. É justo isso?

Para mim, não. F. Scott Fitzgerald morreu em 1940 pouco antes de terminar um romance, “O Último Magnata”. Seu amigo, o ensaísta Edmund Wilson, usou as anotações que Scott deixara sobre o desfecho e concluiu o livro —parabéns, mas ele não ficou à altura de Fitzgerald. Já o arquiteto catalão Antoni Gaudí morreu atropelado por um bonde em 1926, a meio caminho de completar sua obra-prima, a catedral A Sagrada Família, em Barcelona. Mas deixou instruções para que os discípulos a concluíssem. O que eles agora estão fazendo —e sabe-se lá o que sairá.

Peter Bogdanovich e John Huston em 'O Outro Lado do Vento' - Divulgação

Orson Welles começou a rodar “O Outro Lado do Vento” em 1974. Teve mil contratempos e morreu em 1985 com o filme pela metade. Como a história trata de um diretor baseado no próprio Orson, criaram-se lendas: o filme seria o seu testamento, o maior de sua carreira, o maior do cinema. Pois, 40 e tal anos depois, seus amigos e fãs cotizaram-se para finalizá-lo, usando os trechos já filmados, filmando outros sugeridos pelo roteiro e —aí é que mora o perigo— baseando-se no que Peter Bogdanovich diz ter ouvido de Orson sobre o que queria fazer.  

Ao som de fanfarras, “O Outro Lado do Vento” acaba de ser lançado pela Netflix. Pois quer saber? Pffttt. Não é o maior filme de Orson, muito menos do cinema, e nem Orson, por mais atrevido, faria um filme que exigisse bula para ser entendido. 

Ao assisti-lo e lutar contra o rigor mortis a que ele induz, eu me perguntava: por que não se cotizaram e deram o dinheiro a Orson para que ele mesmo, em vida, terminasse o raio do filme?
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.