Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Um buraco de 1 bi e meio

Tudo que o Rio perdeu graças a Sérgio Cabral e quadrilha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pezão (à esq.) é beijado por Sérgio Cabral
Pezão (à esq.) é beijado por Sérgio Cabral - Rafael Andrade - 3.out.10/Folhapress

No Globo de segunda-feira (3), o repórter Rafael Galdo somou os prejuízos aos cofres públicos do estado do Rio, levantados por 15 operações da Lava Jato no Rio desde 2016, e chegou à assombrosa quantia de R$ 1,5 bilhão. Este é o dinheiro que abasteceu as contas da quadrilha chefiada pelo ex-governador Sérgio Cabral e formada por seu ex-vice e sucessor, Luiz Fernando Pezão, secretários de governo, deputados estaduais, ministros de tribunais de contas e quem mais fosse necessário para manter o esquema funcionando com o que sobrasse da compra de casas de praia, joias, regabofes na Europa e outros artigos de primeira necessidade dessa turma. 

Segundo o Ministério Público e a Polícia e a Justiça Federais, o pagamento de propinas a Cabral e asseclas envolveu saúde, educação, segurança, obras, transportes, abastecimento e até a escolha do Rio como sede da Olimpíada. Seguem-se a isto a lavagem de dinheiro, evasão de divisas e ocultação de bens 
—somente Cabral teria R$ 340 milhões no exterior. 

Galdo calculou o quanto esse buraco de 1 bi e meio representou em termos de construção, manutenção ou reforma de hospitais nunca executadas e consultas, partos e cirurgias que não puderam ser feitos 
—e isso apenas na saúde. Estenda agora o que foi desviado dos professores, policiais e servidores públicos, e terá uma ideia das causas da degradação do estado. Esse rombo remete diretamente ao dinheiro que deixou de circular nas ruas, às empresas que fecharam ou deixaram de ser abertas, aos negócios cancelados ou nunca realizados, às vagas abertas no mercado e jamais repostas. Mas o custo real da corrupção, maior que qualquer soma de dinheiro roubado, deveria ser calculado em fome, doença e morte.

Escrevi outro dia que Sérgio Cabral, condenado por enquanto a 197 anos de prisão, nunca mais poderia andar a pé por uma rua do Rio. 

Mas, claro, posso estar enganado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.