Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

O vizinho do poder

Durante anos, os presidentes passearam sob as janelas do Novo Mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Entre as muitas perdas que o Rio está tendo de suportar, esta é historicamente dolorosa. Fecha hoje o Hotel Novo Mundo, há 69 anos na esquina de Praia do Flamengo com a rua Silveira Martins. De suas janelas laterais, a cinco metros do Museu da República, antigo Palácio do Catete, os hóspedes podiam observar o movimento em torno dos presidentes da República que trabalhavam ali antes da mudança da capital para Brasília —pela ordem, Getulio (1950-54), Café Filho (1954-55) e Juscelino (1956-60).

Acho que a ninguém jamais ocorreu alugar um apartamento num dos andares mais altos do hotel e matar a tiros o presidente quando este saísse com alguém pelos jardins do palácio para conversarem a sós. Quero crer que a segurança oficial também nunca se preocupou com isso. Empresários, ministros, embaixadores, políticos e repórteres entravam e saíam do palácio à vontade. O Brasil era mais franco, seus bambambãs ainda não se escondiam em castelos inacessíveis e, em caso de conchavo, o bar do hotel estava ali ao lado, bem à mão.

Para mim, o fim do Novo Mundo é particularmente triste. Cidadão da Glória e do Flamengo durante anos, passei muitas vezes pela sua entrada sóbria e elegante. Mas só comecei a frequentá-lo nos anos 90, a convite de Carlos Heitor Cony, que trabalhava na Manchete, ali perto, e gostava de almoçar nele. 

Certo dia, Cony, já colunista da Folha, estava me dizendo no Novo Mundo que lhe repudiava escrever sobre políticos e assemelhados. Achava que eles tiravam a dignidade da coluna. E citou o sindicalista paulista Vicentinho, então em evidência no noticiário. Assim que Cony acabou a frase, alguém entrou no restaurante. Era o Vicentinho.  

Mas o importante é o Novo Mundo na literatura. Foi no balcão de sua recepção que o personagem de Cony recebeu aquele embrulho que daria início a um imortal romance —“Quase Memória”.

Hotel Novo Mundo, no Rio de Janeiro
Hotel Novo Mundo, cenário de um imortal romance, 'Quase Memória' - Tomaz Silva/Agência Brasil

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.