Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Bilhete para Marcella

Se Chico Buarque não quiser falar, você ainda terá 200 pessoas com muito a dizer sobre ele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chico Buarque durante show em 1968
Chico Buarque durante show em 1968 - Folhapress

Há dias, a colega Marcella Franco confessou-se frustrada por até hoje não ter conseguido biografar Chico Buarque. “Especialmente à beira de efemérides”, ela disse, “escritores batem à porta de seu empresário perguntando: ‘Será que o Chico topa uma biografia?’. Falo com propriedade, porque sou uma das muitas que já arriscaram o pedido. A resposta —para mim e para todo mundo— foi sempre a mesma: não. [...] Sigamos tentando”. 

Marcella querida, se você quer tanto biografar Chico Buarque, o que a impede? Desde a histórica decisão da ministra Cármen Lúcia, do STF, em junho de 2015, ninguém mais precisa de autorização para escrever a biografia de ninguém. Claro que, se, ao ler o livro, o biografado sentir-se ofendido, ele poderá processá-la. Mas o seu livro nunca será proibido como acontecia no passado, inclusive comigo.

Entendo a sua vontade de passar semanas com Chico Buarque, ouvindo-o narrar sua fabulosa vida. Mas, supondo que ele topasse recebê-la, isso não a dispensaria de tentar ouvir cerca de outras 200 pessoas a respeito dele. Esse é um número que, em minha opinião, se exige de uma biografia de verdade —um mínimo de 200 fontes. Das quais, para mim, o biografado é apenas uma.

Você parece estar pensando em termos de uma biografia “autorizada”. Sabe o que isso representa? Em troca de conversar com você, ceder suas fotografias de bebê e revelar os nomes de suas namoradas de infância, ele poderá exigir que você lhe submeta o original antes da publicação, para que ele o aprove.

Assim é a biografia autorizada —em cuja verdade eu acredito tanto quanto no coelhinho da Páscoa. 
Vá em frente, Marcella. Acerte-se com uma editora e, se Chico Buarque não quiser falar com você, não lhe faltarão pessoas com muito a dizer sobre ele, suficientes para uma boa biografia. E, garanto a você, muito mais verdadeira. 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.