Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Perguntar quem somos

O Brasil está batendo todos os recordes de crueldade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eu sei, não é leitura adequada para o café da manhã. Mas, hoje, pouca coisa é. 

No dia 31 último, em Samambaia (DF), Rhuan Maicon, 9 anos, levou uma facada no peito dada por sua mãe, Rosana. Com a ajuda de Kacyla, sua companheira, Rosana desferiu outras 11 facadas nas costas do menino e as duas começaram a decapitá-lo ainda vivo. Ao vê-lo finalmente morto, elas o esquartejaram e tentaram queimá-lo na churrasqueira. Como não conseguissem, colocaram parte do corpo numa sacola, que jogaram num bueiro, e os membros em duas malas, para posterior descarte. Mas foram presas antes. O menino precisava morrer porque lembrava o ex-marido de Rosana. 

Rosana Cândido e sua companheira, Kacyla Pessoa, presas sob acusação de matar um garoto de nove anos
Rosana Cândido e sua companheira, Kacyla Pessoa, presas sob acusação de matar um garoto de nove anos - Divulgação/Polícia Civil

No dia 9, em São Paulo, houve o caso que ficou por alguns dias na mídia. Rafael Miguel, 22 anos, ator, foi com seus pais à casa da namorada, Isabela, 18, no bairro Pedreira, zona sul. Queriam conversar com os pais dela sobre o relacionamento. Isabela e sua mãe os receberam no portão. De repente, o pai de Isabela, Paulo Matias, 48, contrário ao namoro, surgiu armado e, talvez por ciúmes da filha, atirou contra as visitas. O rapaz levou sete tiros, seu pai, quatro, sua mãe, dois. Morreram no ato. A menina e a mãe viram tudo. O assassino pegou o carro e fugiu.

E, dois dias depois (11), na praia do Bosque, em Rio das Ostras (RJ), uma garota de 17 anos, grávida, foi estuprada e, em seguida, estrangulada. Como ela desmaiasse durante a esganadura, o homem a julgou morta. Enterrou-a na areia e fugiu. Mas ela estava viva. Recuperou os sentidos, conseguiu escavar de volta até a superfície e foi vista por um transeunte, que a levou para o pronto-socorro. Sobreviveu. Supõe-se que o criminoso seja o pai da criança. 

O Brasil sempre foi violento. Mas está batendo todos os recordes de crueldade. Notícias como estas saem todos os dias e logo desaparecem, antes que tenhamos tempo de assimilá-las, nos revoltarmos e nos perguntar quem somos. 

Foragido, Paulo Cupertino Matias é acusado de matar ator de 22 anos e os pais dele
Foragido, Paulo Cupertino Matias é acusado de matar ator de 22 anos e os pais dele - TV Globo/Reproducao
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.