Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Candidato a rainha

Bolsonaro não ficaria bem com os tailleurs rosa-pompom de Elizabeth 2ª

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foi há duas semanas, e ainda não esqueci a suposta queixa do presidente Jair Bolsonaro, de que estão querendo transformá-lo na rainha da Inglaterra —a que reina, mas não governa. Digo suposta porque, ao contrário, ele está fazendo tudo para se tornar, justamente, a rainha da Inglaterra. Mas Bolsonaro ficará bem no papel?

Não. Ele não se adaptaria aos tailleurs, luvas e chapéus rosa-pompom, amarelo-táxi e verde-abacate que a segurança da rainha Elizabeth 2ª a obriga a usar —para que, nas cerimônias públicas, eles possam distingui-la rapidamente no meio da multidão. Bolsonaro, ao contrário, veste-se em estádios até com a camisa do Flamengo, tornando-se um entre milhares. Além disso, faz gestos que Elizabeth acharia inconcebíveis, como simular revólveres ou formar coraçõezinhos com os dedos.

A rainha Elizabeth com tailleur e chapéu rosa - AFP

Há décadas não se sabe também de uma palavra dita pela rainha, quanto mais uma frase completa. É possível que, às vezes, ela peça a seu marido, o príncipe Philip, que lhe passe o açúcar, nos chás que ainda tomam protocolarmente juntos. Mas, como Philip está surdo, as palavras de Elizabeth caem no vazio. Já Bolsonaro fala o que lhe vem à cabeça e o que diz sai-lhe pelos cotovelos, sempre ofendendo países amigos do Brasil. Para ser Elizabeth, ele deveria aprender a pigarrear discretamente antes de dizer alguma coisa e, em seguida, não dizê-la.

Em seus 66 anos de reinado, Elizabeth aprendeu a conviver com primeiros-ministros conservadores e trabalhistas. Já Bolsonaro não admite nenhum partido que não o dele —e, de uns tempos para cá, nem o dele.

Bolsonaro dispara os decretos mais inúteis, estapafúrdios e inconstitucionais. Faz isso de propósito, para que o Congresso os rejeite e ele possa dizer que não o deixam governar. Quer jogar o povo contra o Congresso para que o país, sabe-se como, o autorize a governar sozinho. A primeira parte ele já está conseguindo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.