Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Shazam! ao contrário

Sergio Moro não se veste mais de Sergio Moro. Veste-se agora de Jair Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nelson Rodrigues escreveu certa vez que, ao passar por Guimarães Rosa na rua, achava que, todas as manhãs, antes de sair, o autor de "Grande Sertão: Veredas" abria o armário e se vestia de Guimarães Rosa. Por acaso, tive a oportunidade de confirmar isso. Vendo Guimarães Rosa à espera de um táxi numa esquina de Copacabana, concluí que ninguém era mais Guimarães Rosa do que o próprio. Alto, muito aprumado, abraçado a um livro enorme --talvez um mapa do Itamaraty, cuja Divisão de Fronteiras chefiava--, seus óculos refletiam as nuvens. Mas, se Guimarães Rosa não pudesse ser Guimarães Rosa, quem poderia?

Sergio Moro, ministro da Justiça do governo Bolsonaro, faz diferente. Todas as manhãs, em vez de se vestir de Sergio Moro, veste-se de Jair Bolsonaro. Como suas constituições físicas são diferentes --Moro, muito mais corpulento--, os terninhos apertados, estilo Ducal, de Bolsonaro, parecem espremê-lo. Mas, pelo visto, isso não o constrange. Moro desfila mal-ajambrado perante a nação, como se ainda fosse o antigo Sergio Moro que se vestia a caráter para suas funções em Curitiba.

Ao trocar a toga pelo uniforme de um político cujo discurso de campanha já fazia prever o pior, Moro se arriscou a ter de trocar de farda segundo cada situação. 

Sempre que dá à praia um peixe podre envolvendo o governo a que agora serve --um filho do presidente suspeito de tramoias, outro que arrota ameaças contra as instituições, um ministro acusado de pilantragens eleitorais--, ele escorrega rumo ao silêncio. Mas, há dias, quando uma suspeita envolveu o próprio Bolsonaro, Moro, ao contrário, correu em sua defesa como se tivesse acesso aos autos da investigação. 

Assim como José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça de Dilma Rousseff, reduziu-se a advogado particular de Dilma, Moro está fazendo o mesmo perante Bolsonaro. Continua a gritar "Shazam!", só que ao contrário.

0
Boneco de Sergio Moro em ato de apoio ao ex-juiz na avenida Paulista, em São Paulo - Futura Press/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.