Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Abundância de xarás

Como não confundir os jogadores dos clubes se todos parecem ter os mesmos nomes?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao ver a escalação dos clubes do Campeonato Brasileiro, me comovo com o pessoal de rádio e TV. São obrigados a prodígios de memória para não confundir jogadores de um time com seus xarás de outros times. É como se todos os pais e mães de 20 ou 30 anos atrás tivessem combinado dar os mesmos nomes aos garotos. Exemplos.

Diegos, temos o Diego Alves e o Diego Ribas, do Flamengo; o Diego Silva, do Ceará; o Diego Souza, do Botafogo; e o Diego Tardelli, do Grêmio. Sem contar o Pablo Dyego, do Fluminense. Felipes também não faltam. Há o Felipe só Felipe, o Felipe Alves e o Felipe Pires, todos do Fortaleza; o Felipe Silva e o Felipe Cardoso, do Ceará; o Felipe Melo, do Palmeiras; e o Felipe Luiz, do Flamengo. Wellingtons, o Wellington Nem, do Fluminense; o Wellington Paulista, do Fortaleza, e o Wellington Silva, do Internacional. Até os Yagos abundam: há o Yago Rocha e o Yago Felipe, do Goiás, e o Iago Pikachu, do Vasco. Sem esquecer os Igor: o Igor, do Goiás; o Igor Rabello, do Atlético Mineiro; o Igor Gomes, do São Paulo; e o Igor Cássio, do Botafogo. 

Gustavos, temos o Gustavo, do Corinthians; o Gustavo Scarpa e o Gustavo Gómez, do Palmeiras; e o Gustavo Henrique, do Santos. Falando em Henriques, temos o Henrique, do Vasco (que tem também um Henriquez); o Henrique, do Cruzeiro; o Matheus Henrique, do Grêmio; e os dois Bruno Henriques, o do Flamengo e o do Palmeiras. 

Brunos? Sobram. Além daqueles, temos o Bruno Guimarães e o Bruno Nazário, do Athletico Paranaense; o Bruno Pacheco, da Chapecoense; o Bruno Alves, do São Paulo; o Bruno Gomes, do Vasco; o Bruno Mendes, do Botafogo; o Bruno Méndez, do Corinthians; o Bruno Cortez, do Grêmio; o Bruno Silva, do Internacional; e o Bruninho, do Atlético Mineiro. 

Mas só o Flamengo tem Gabigol, Gerson, Arrascaeta, Éverton Ribeiro, Rafinha, Rodrigo Caio, Arão, Pablo Marí etc. etc. E Jorge Jesus.

0
Gabigol comemora seu gol em partida no Maracanã - Zimel Press/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.